O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, até amanhã (23), o III Encontro Povos do Mar: Socialização das Práticas e Sabores das Comunidades Litorâneas. Na manhã de ontem, a Fragata Viva o Manguezal saiu da Foz do Rio Ceará.
Fragata Viva o Manguezal saiu, ontem, da Foz do Rio Ceará; evento vai até amanhã Foto: JL Rosa
Artesãos de diferentes comunidades litorâneas do Estado se credenciaram para o encontro. Parte deles são visitantes de outros municípios, parte deles visitante de outros municípios. Para acomodá-los, o Sesc disponibiliza gratuitamente acomodações para cerca de 400 pessoas, que poderão participar de todas as oficinas, palestras e feiras.
O objetivo do evento é reunir as comunidades litorâneas para fortalecer a cultura e a atividade local de cada região. Neste ano, o encontro homenageia a cultura da renda de bilros com o tema "Tecer". A edição reúne rendeiras da região do Trairi - Timbaúba, Canaã e Mundaú, além de pescadores, artesãos, comunidades extrativistas, grupos quilombolas e etnias indígenas. Estarão reunidas 105 comunidades de 20 Municípios diferentes.
Vejuse Alencar, gerente da Colônia Ecológica do Sesc, diz que a iniciativa surgiu da necessidade de amparar os profissionais que sobrevivem da pesca e do artesanato no litoral cearense.
No início, o trabalho era feito com comunidades dos arredores da Praia de Iparana. No entanto, observou-se que outras também tinham dificuldades em divulgar o seu trabalho e se profissionalizar. Uma comissão do Sesc viajou pelo litoral do Estado e fez um mapeamento. Desde então, o encontro é realizado para que se discutam os problemas e avanços de cada setor.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário