07/08/2013

México tem mais meio milhão de pobres


Um relatório do Conselho Nacional de Avaliação da Política de Desenvolvimento Social (CONEVAL), tornado público esta quarta-feira, 7 de agosto, revela que existem neste momento 53,3 mexicanos a viver abaixo da linha de pobreza, ou seja, mais 500 mil do quem em 2010. O número de pessoas mais vulneráveis também aumentou de 6,7 para 7,2 milhões. 

As principais causas deste índice de pobreza, segundo a organização, são a falta de trabalho, os salários baixos, o aumento dos preços dos alimentos, a falta de cobertura e má qualidade dos serviços básicos, a baixa produtividade e competitividade e a falta de investimentos públicos e privados. 

«Os programas de desenvolvimento social devem complementar políticas mais abrangentes e profundas que alimentem o crescimento econômico e o acesso efetivo aos direitos sociais», adiantam os responsáveis da CONEVAL. Para a organização não governamental Oxfam, a situação do país exige ao governo que invista em setores prioritários como a saúde, educação, justiça, segurança e na luta contra a pobreza.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário