Tabuleiro do Norte. O que era para ser uma ação em comemoração aos festejos juninos no município de Tabuleiro do Norte, distante a 220 km Capital, no Vale do Jaguaribe, acabou abrindo um leque de oportunidades de inclusão social de jovens através da cultura.
O projeto Circuito Junino, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, será transformado em Circuito Folclórico na cidade FOTO: ELLEN FREITAS
O projeto Circuito Junino, promovido pela Secretaria de Cultura, será transformado em Circuito Folclórico, onde agregara jovens da periferia e da zona rural durante o segundo semestre.
O Circuito Junino consistiu em apresentações de grupos de várias comunidades, somente a nível de exibição. É como se fosse uma turnê pelo município, onde quatro grupos se apresentaram e levaram alegria e um momento de confraternização para as localidades.
Interação
O projeto idealizado pelo secretário de Cultura, Raimundo Galdino, propôs uma nova forma de integrar os jovens nos festejos juninos. "As quadrilhas hoje se tornaram uma coisa tão grandiosa que estão afastando a criação dos pequenos grupos em escolas e comunidades. Partindo dessa realidade, resolvemos dar uma olhada para o viés mais tradicional e fazer um circuito junino de modo que haja uma participação de várias comunidades".
Em janeiro uma equipe da secretaria visitou e conversou com comunidades sobre o projeto e nesta primeira edição foram criados quatro grupos. Foram três meses de ensaio com o apoio de instrutores da secretaria e todo o apoio em figurino e ornamentação. "O grupos, bem como as comunidades que recebem as apresentações, não tem nenhum custo. Tudo é feito com recursos da secretaria e foi isso que atraiu tantas pessoas na participação", afirma Galdino.
O secretário conta que uma das apresentações mais importantes foi realizada na comunidade de Campos Novos, já bem próximo a divisa com Rio Grande do Norte. "Passamos o dia aguando o chão de barro pra na hora da apresentação não levantar muita poeira. No começo, achamos que eles não aceitassem danças nessas condições, mas foi uma das melhores apresentações, a comunidade lotou o lugar", conta emocionado. A comunidade de Campos Velhos fica muito depois do Distrito de O´lho D´água da Bica. As apresentações iniciaram em junho e foram encerradas na última quarta feira, dia 24 de julho, com uma apresentação final na sede do município.
Tradição
Galdino explica que a ideia não é só a apresentação da quadrilha, mas tudo em seu entorno. "Visamos resgatar as quermesses, as barraquinha de comida típica, a brincadeira da quebra do pote, o momento de alegria para essas comunidades. Levamos a estrutura e proporcionamos isso aos moradores", ressalta.
Todo dinheiro arrecadado na comercialização de comidas é revertido para própria comunidade. O secretário conta um caso onde o apurado de uma das comunidades foi o suficiente para a conclusão da capelinha da comunidade. Partindo daí, ele agrega mais importância ao evento que continuará a partir de uma nova roupagem.
"Como chegamos no final do mês de julho, não faz sentido continuar com o circuito Junino, então a partir do início de agasto iremos formatar esse projeto e transforma-lo em um Circuito Folclórico que terá praticamente os mesmo moldes do circuito junino, mas que será trabalhado danças típicas que ainda existem em algumas comunidades de Tabuleiro do Norte", revela.
Mais informações:Secretaria de Cultura de Tabuleiro do Norte
Rua Padre Clicério, 4605 - Bairro São Francisco
Telefone (88) 9740-5885
ELLEN FREITASCOLABORADORA
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário