03/09/2013

No Brasil mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada

Famílias brasileiras sofrem com falta de água tratada

No Brasil mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada
Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a água de má qualidade é responsável por 80% de todas as doenças que se alastram entre as pessoas nos países em desenvolvimento. Pesquisas realizadas pela agência especializada em saúde apontam que a falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo.

No Brasil a situação é muito grave, mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto, aponta a OMS, e estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.

De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a água é imprescindível à saúde humana, mas, quando não tratada, é uma das principais fontes de doenças, como as mais recorrentes: Diarreia infecciosa, Cólera, Leptospirose, Hepatite e Esquistossomose. A falta de tratamento do esgoto e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de infecções além da degradação hídrica.

Para a Feam uma boa razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente. As substâncias presentes nos esgotos são prejudiciais à água: a matéria orgânica pode causar a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido provocando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis. Sendo assim, a obra de tratamento de esgoto é um sinal de que a cidade passa a se desenvolver de forma sustentável sem prejuízos à saúde e ao meio ambiente.

Água tratada no Nordeste

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, lançou em Maceió o projeto Tratamento da Água - Operação Carro-pipa, que pretende atender a 486 mil pessoas com água tratada no Nordeste. O projeto consiste na operação de unidades móveis de tratamento de água na região, com a tarefa de abastecer caminhões-pipa.

Cada pessoa receberá cerca de 20 litros de água potável por dia. De acordo com o diretor do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Alziro Alexandre, as unidades começarão a ser instaladas no início do próximo ano. A meta é que as 15 unidades móveis estejam funcionando no primeiro semestre de 2014.

De acordo com informações da Agência Brasil, todos os estados receberão uma unidade, com exceção do Ceará, da Bahia e de Pernambuco, que receberão três. As unidades captarão água de mananciais e poderão ser deslocadas de um manancial para outro, conforme necessidade, em um período de 15 a 20 dias. O projeto será custeado pelo Ministério da Integração com R$ 35 milhões. Aproximadamente 500 caminhões-pipa fazem a distribuição de água no Nordeste.

Congresso Internacional

Tendo a água como tema central, a Escola Superior Dom Helder Câmara realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, o II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do evento é encontrar soluções para a relação do homem com a água e sua preservação para as gerações futuras, tendo em vista que é um recurso que não está disponível igualitariamente no planeta Terra.

De acordo com a comissão organizadora o Direito existe para regular ações humanas em sociedade, portanto o Congresso, dentre outros objetivos, destaca as experiências nacionais e internacionais de proteção aos recursos hídricos.

As inscrições para o Congresso estão abertas. Clique aqui e inscreva-se!
Redação DomTotal

Nenhum comentário :

Postar um comentário