“Toda criança tem direito a uma história”. Com essa inspiração, a psicóloga paulistana Claudia Vidigal criou, em 2005, o Instituto Fazendo História, com a proposta de resgatar memórias de crianças afastadas do convívio familiar. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013 havia quase 40 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos em todo o país.
Enquanto essas crianças não voltam para suas famílias ou são adotadas, a realidade delas vai sendo construída em abrigos de acolhimento, que para muitas se transformam em lares definitivos. Nesta perspectiva, Cláduia Vidigal e um grupo de psicólogas envolvidas com a causa das crianças e adolescentes em serviços de acolhimento abraçaram a causa do Instituto Fazendo História.
Segundo a entidade, a ideia germinou, levando a criação de um centro de pesquisa e criação de novas práticas. O instituto atua em parceria com os serviços de acolhimento através de cinco principais programas: Fazendo Minha História, que propõe, através do contato com a literatura, o resgate e registro das histórias de vida das crianças e adolescentes; Com Tato, que propõe o atendimento psicoterapêutico a crianças e adolescentes a partir da formação de uma rede de psicólogos e supervisores clínicos; Palavra de Bebê, que enfoca o vínculo entre bebês e adultos (pais e educadores) ao longo do período de acolhimento; Formação de educadores, que trabalha com formação e capacitação junto aos gestores dos abrigos, educadores e equipe técnica e o Grupo Nós, que contribui para o desenvolvimento de adolescentes que vivem nos serviços de acolhimento.
Laços de afinidade
Em entrevista a Veja São Paulo, Cláudia explicou que o instituto também trabalha para melhorar as relações dentro dos abrigos, criando grupos com laços de afinidade, além de auxiliar os mais velhos, que deixam as instituições, a procurar emprego.
A ong trabalha com vinte psicólogos na sede do Alto de Pinheiro e 600 voluntários que atuam em cinquenta abrigos. Mais de três mil crianças já eternizaram suas histórias, através de diários, fotografias, colagens e anotações.
Os interessados em ajudar o trabalho do Instituto Fazendo História podem fazer doações mensais. Saiba como realizar as doações através do email contato@fazendohistoria.org.br
Mais informações: www.fazendohistoria.org.br/
Instituto Fazendo História
Avenida Diógines Ribeiro de Lima, 661
Alto de Pinheiros - São Paulo, SP
Contato: (11) 3021-9889
Com informações do Instituto Fazendo História
Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário