29/10/2014

Nova iluminação da Sistina ressalta afrescos e economiza 60% de energia


Os afresco de Michelangelo adquiriram uma nova beleza com o sistema de iluminação instalado na Capela Sistina. Graças à nova tecnologia que faz uso de LEDs, se economiza 60% em energia e emissões, além de diminuir o envelhecimento dos afrescos em relação ao sistema precedente.

O novo sistema de diodos luminosos - chamado ‘Led4 Art’. -, é financiado por um projeto de pesquisa da União Européia e instalou 7 mil diodos no ambiente. Um comunicado da Comissão da EU responsável pela instalação indica que os afrescos podem ser admirados de uma maneira “sem precedentes”. “Alguns detalhes podem agora ser vistos pela primeira vez em três dimensões por uma pessoa em pé e os outros podem ser vistos com maior detalhe”.

A União Européia investiu 870 mil euros no projeto que tem como parceiros a Universidade da Pannonia (Pannon Egyetem, Hungria), a Fabertechnica (Italia), o Instituto de Pesquisa em Energia da Cataluña (Irec, Espanha), a Osram (Alemanha e Italia) e a Cidade do Vaticano. (JE)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/10/29/nova_ilumina%C3%A7%C3%A3o_da_sistina_ressalta_afrescos_e_economiza_60%_de/bra-833694
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário