11/12/2014

Como funciona a localização geográfica de um IP?

por Altieres Rohr


Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.




>>> Localização de endereço IP
Recebi um e-mail de uma estrangeira (Estados Unidos) e descobri o IP dela no cabeçalho, porém esses sites que informam a localidade disseram que o IP se refere à minha cidade e ao meu país (Brasil).
Isso é possível? Eu converso com ela, mas nunca a vi. Ela diz que é dos EUA.Bruna

Isso seria muito difícil, Bruna. Explico.

O endereço IP pertence ao provedor de acesso. Isso significa que um norte-americano, onde os provedores são totalmente diferentes dos daqui, não teria um IP nem sequer parecido com o de um brasileiro.

É verdade que a localização exata de um endereço IP é bem difícil de determinar. Como o endereço IP pertence ao provedor de acesso, é o provedor que gerencia como eles são atribuídos.

Ou seja, se um provedor opera em muitas regiões, apontar a localização exata do IP torna-se uma “arte” que depende de uma observação de como aquele provedor gerencia sua rede – quais IPs a quais regiões.

O detalhe é que o próprio provedor pode ter exceções ou mudar a configuração dependendo da necessidade, o que diminui as chances de a localização estar correta. Se um provedor funciona em apenas uma cidade, a localização do endereço IP é mais óbvia.

O conjunto de técnicas fundamentadas na observação da atribuição dos endereços e nos registros públicos de atribuição é chamado de “GeoIP” ou “geolocalização por IP”. Cada serviço de localização pode se basear em dados diferentes e, portanto, podem divergir em alguns resultados.

Embora não seja uma ciência exata, um erro “grosseiro” como esse, errando o país, é muito incomum. A pessoa em questão precisaria tomar medidas intencionais para contatar você a partir de um endereço IP próximo.

Nessa situação, caso a pessoa não esteja mentindo, você pode estar se engando sobre o IP que identificou na mensagem de e-mail. Inclusive, muitos provedores de e-mail não incluem o IP de origem da mensagem – por isso levanto a possibilidade de que o IP pode não estar correto.

Mas se você realmente capturou o IP correto, uma diferença grande como essa indica que a pessoa está mentindo ou tomando medidas específicas para se esconder de você.

E como uma pessoa pode esconder o IP dessa maneira?

Uma possibilidade é descobrir um provedor de internet discada em sua região e simplesmente fazer a conexão à internet por ligação telefônica. Não importa onde você está no mundo: se você discar para um número de um provedor de outro país, você vai pegar um IP daquele provedor e, portanto, daquele país.

Outra possibilidade (bem mais comum) é a de usar um servidor intermediário (proxy). A dificuldade nesse caso específico seria encontrar um serviço de proxy localizado no mesmo provedor que você ou em um provedor da sua cidade. É fácil localizar servidores proxy, mas achar um proxy de uma localidade ou provedor específico já não é tão simples.

O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo. Você também pode seguir a coluna no Twitter em @g1seguranca. Até a próxima!


 


Foto: AP Photo/NASA/JPL


http://goo.gl/Xb32Lf

Nenhum comentário :

Postar um comentário