02/02/2015

Socialistas e extrema direita no segundo turno

Resultado de eleições legislativas é visto como prévia para pleito provincial.




Candidatos do Partido Socialista (PS) e da Frente Nacional (FN, extrema direita) passaram, neste domingo, para o segundo turno das eleições legislativas parciais no leste da França, consideradas uma antecipação do que poderia ocorrer nas eleições provinciais de março.


A candidata da FN, a eurodeputada Sophie Montel, situou-se na liderança do pleito em Doubs, à frente do socialista Frédéric Barbier, segundo fontes dos dois partidos, que se apoiam em resultados provisórios, embora os definitivos não vão inverter esta ordem.


O candidato conservador da UMP (partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy), foi eliminado no primeiro turno, ficando em terceiro lugar.


O avanço da FN, em um contexto de participação extremamente baixa, não surpreende, mas sim a qualificação de um candidato do Partido Socialista, pois ele enfrentava outros quatro candidatos da esquerda neste primeiro turno.


Este resultado confirma uma certa recuperação de popularidade do PS, no poder, após os atentados do mês passado, em Paris.


O segundo turno para substituir Pierre Moscovici, ex-ministro da Economia nomeado comissário europeu, será celebrado em 8 de fevereiro.



AFP


http://goo.gl/HkKfRT

Nenhum comentário :

Postar um comentário