16/03/2016

Presidente da República inicia viagem a Roma para encontrar-se com o Papa

Marcelo Rebelo de Sousa enviou mensagem de felicitações a Francisco, «portador universal da esperança»


Lisboa, 16 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa inicia hoje a sua primeira deslocação oficial ao estrangeiro com uma viagem até Roma, onde esta quinta-feira se vai encontrar com o Papa.


Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o terceiro ano de pontificado de Francisco com uma mensagem na qual manifesta “a gratidão e o reconhecimento do povo português pelo luminoso magistério” do pontífice argentino.


“Saúdo com alegria o Papa Francisco, portador universal da esperança do nosso tempo”, escreve no texto divulgado pela Presidência da República esta terça-feira.


O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora Papa emérito; assumiu o inédito nome de Francisco, tornando-se o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.


“A eleição de Sua Santidade para o Trono de Pedro representou um marco para a Igreja e para o mundo, assinalando a escolha do primeiro Pontífice não europeu em muitos séculos de História”, assinala o presidente da República Portuguesa.


Rebelo de Sousa elogia “uma visão arrojada do combate às desigualdades, marginalizações e opressões de mais de oito séculos”.


“Pela palavra e pelo exemplo, ao longo dos últimos três anos tem Sua Santidade levado a todos os continentes a mensagem cristã e os princípios éticos que a fundamentam, assentes na dignidade da pessoa humana, na justiça social e no respeito pelos nossos semelhantes, crentes e não-crentes”, acrescenta a mensagem oficial.


O presidente da República recorda, por outro lado, que “Portugal e a Santa Sé têm uma relação multissecular fundada no respeito mútuo e na partilha de valores e de objetivos comuns”.


“Os Portugueses reveem-se e perfilham os princípios universais da paz e da concórdia, aspirando a viver num mundo mais justo e mais solidário”, sublinha.


Marcelo Rebelo de Sousa agradece a mensagem enviada pelo Papa por ocasião da sua tomada de posse como Presidente da República, “gesto de especial significado pelo que representa de apreço por Portugal e por todos os portugueses”.


O presidente da República disse na segunda-feira que a escolha do Vaticano para a sua primeira deslocação oficial se liga ao facto de ter sido a primeira entidade a reconhecer Portugal como estado independente.


“Trata-se do reconhecimento perante a entidade que foi a primeira a reconhecer Portugal como estado independente”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.


No seu discurso de tomada de posse perante a Assembleia da República, a 9 de março, Rebelo de Sousa disse que a fundação de Portugal foi “reconhecida urbi et orbi pela Bula «Manifestis Probatum est»”, um documento do Papa Alexandre III, de 1179, que confirmava a independência de Portugal e o título de rei a Afonso Henriques.


O presidente português vai chegar hoje a Roma e tem encontro marcado com o Papa Francisco na quinta-feira às 10h00 locais (menos uma em Lisboa).


O programa inclui um encontro com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e uma breve visita à Capela Sistina, antes da partida para Madrid, onde vai prosseguir a primeira deslocação oficial de Marcelo Rebelo de Sousa.


OC



Presidente da República inicia viagem a Roma para encontrar-se com o Papa

Nenhum comentário :

Postar um comentário