16/03/2016

Reclamação

Por Carlos Ávila


Depois da festa (democrática), vem a ressaca… Qual a saída? Ruim com fulano, pior com sicrano (o drama da deterioração política). Perspectiva zero na crise brasileira: corrupção generalizada, volta da inflação, desemprego, falta de investimento e de oportunidade para os jovens, desencanto para os mais velhos – que já viram muita coisa, e estão cansados deste cenário.


A educação que nunca é, de fato, prioridade; a saúde sucateada; a falta de projetos sérios para a mobilidade urbana; a ausência de segurança e o aumento da violência em toda parte (não dá mais para chamar a polícia!); o meio ambiente maltratado por lama e ganância econômica; os indígenas como meros sobreviventes cada vez mais ignorados; a igualdade racial de fachada…


Ainda mais: o descaso com o nosso frágil patrimônio histórico-cultural; o fechamento de locadoras, lojas de discos e livrarias – também de jornais e editoras; as artes sem força e vigor crítico (funcionando, muitas vezes, como mero entretenimento ou “ornamento”, ambos comerciais); enfim, o emburrecimento e o embrutecimento do país.


Aliás, onde foi parar o projeto de país (se é que havia algum)? Hoje, o único projeto conhecido é o de poder. Sim, poder: a picada da mosca azul; poder – palavra pesada, mas que permite (graças aos céus!) uma inversão de suas letras: depor.


Panorama: insatisfação de milhões nas ruas & ódio nas redes sociais – o repetido e nauseante menu (no banquete da pobreza de espírito) apenas com coxinhas e acarajés estragados. Este último domingo, dia 13, revelou um tecido social esgarçado – saturado e sem sutura possível, pelo menos no curto prazo.


Reivindicações, protestos, queixas – vindos da direita, da esquerda, do centro, de baixo, de cima, de toda parte. “Há quanto tempo eu ouço essas palavras…” (ninguém aguenta mais!); elas trazem à memória um proverbial samba de Paulinho da Viola (em parceria com Mauro Duarte): “Reclamação” – seguem letra & link.


*****


Há quanto tempo eu ouço essas palavras


há muito tempo eu procuro a solução


neste dia a dia eu não tenho alegria


mas parece que eu não estou sozinho não


Você não é o primeiro


que hoje vem pra me falar


que anda procurando um jeito


um jeito de desabafar


As mesmas palavras


os mesmos problemas


a mesma dor em todo lugar


e tem isso e tem aquilo


eu não ando mais tranquilo


só de ouvir reclamação


Minha gente


eu também procuro a solução


minha gente


eu também procuro a solução


*****


Ouça a canção: 



Share Button
 Dom Total



Reclamação

Nenhum comentário :

Postar um comentário