15/03/2016

Testes para vacina contra zika podem começar dentro de 1 ano

Rádio Vaticana



Nova Iorque (RV) – O diretor do Instituto Butantan, em São Paulo, Jorge Kalil, afirmou que os “testes clínicos de vacina contra o vírus zika podem começar daqui a um ano”.


Entrevistado pela Rádio ONU, Kalil falou sobre a ligação entre o vírus zika, microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.


Observações


“Realmente depois de todas essas observações está cada vez mais próxima a conclusão de que realmente o zika vírus é o que causa a microcefalia. Existem ainda alguns experimentos mais formais acompanhando pacientes grávidas, com e sem a infecção. Mas tem uma publicação recente no Brasil, no grupo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, que acompanhou várias mulheres grávidas que tiveram infecção pelo zika e teve um incidência muito elevada de microcefalia.”


Jorge Kalil falou também sobre o processo para o desenvolvimento da vacina. Segundo ele, os testes clínicos podem começar daqui a um ano, mas o medicamento só vai estar disponível para a população bem depois.


“Vai depender muito de quanto as agências regulatórias e as autoridades regulatórias estarão acreditando em tudo o que estão vendo e que acham que esse sistema é suficiente seguro para que a gente progrida rapidamente nos estudos humanos e possa começar a imunizar a população. Isso tudo tem um tempo mínimo e não acredito que em menos de três anos a gente consiga fazer tudo isso, mas a gente está trabalhando para ser o mais rápido possível.”


O diretor do Instituto Butantan disse ainda que de imediato, é preciso combater o mosquito Aedes aegypti da melhor forma possível.


Para Kalil, o que deve ser feito é um programa de educação para a população brasileira para que se combata o mosquito mesmo quando ele não está incomodando.


Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou dados preliminares indicando que uma estirpe africana do vírus zika teria provocado o surto em Cabo Verde. De acordo com a agência, essa informação ainda deve ser confirmada.


O país está fazendo o acompanhamento de 165 mulheres grávidas com suspeita de infeção pelo vírus. Nas 44 que deram à luz, não houve sinais de microcefalia nos recém-nascidos e nem relatos de anomalias neurológicas.


Pacientes


O país relatou 7.457 casos suspeitos de infeção do zika de outubro a fevereiro, apesar de terem sido confirmados apenas dois pacientes. A OMS informou que o surto tende a diminuir no país.


Malformação


O Gabão é outro país africano com a presença do vírus, segundo a mais recente atualização sobre o vírus zika, microcefalia e síndrome de Guillain-Barré.


Infelizmente, o Brasil lidera em número de casos de microcefalia e de malformação do sistema nervoso central com um total de 6.158 casos. Pelo menos 157 pessoas morreram e 745 crianças com zika foram confirmadas para o diagnóstico de microcefalia. (MJ/Rádio ONU)


(from Vatican Radio)



Testes para vacina contra zika podem começar dentro de 1 ano

Nenhum comentário :

Postar um comentário