30/01/2013

Escuteiros fazem maratona do voluntariado


O Corpo Nacional de Escutistas (CNE) vai promover ações de voluntariado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, no âmbito da comemoração dos 90 anos de existência da organização, e para honrar a memória de Robert Baden-Powell, fundador deste movimento. Numa mensagem divulgada através da internet, Carlos Alberto Pereira, chefe nacional do CNE, refere que a atividade é uma forma dos escuteiros, individualmente ou em grupo, realizarem «voluntariado junto dos outros e para os outros», numa espécie de «boa ação coletiva».

Este responsável espera que o evento se torne «uma grande manifestação de escutismo», numa ocasião «de ação de graças», e que os grupos envolvidos possam «contribuir para a felicidade dos outros». Sem limite de inscrições, as «48 horas de Voluntariado» vão decorrer em todos os locais onde o CNE está estabelecido, com o objetivo de «evidenciar a diversidade de âmbitos» que podem constituir o «serviço à comunidade» e «valorizar os escuteiros enquanto escola de voluntariado». 


Todos os projetos devem ter no mínimo «três horas de duração», frisa o chefe nacional do movimento, desafiando os escuteiros a transformarem estes dois dias numa autêntica «maratona de voluntariado» e «solidariedade». Atualmente, o Corpo Nacional de Escutas encontra-se implantado nas 20 dioceses católicas do país, com cerca de 1100 agrupamentos locais, somando um total de aproximadamente 70 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos. 


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário