Na Catedral Primada de Bogotá, na Colômbia, foi ordenado bispo mais um Missionário da Consolata, este sábado, 20 de abril. A celebração foi presidida pelo bispo Luis Augusto Castro, juntamente com o cardeal Rúben Salazar, arcebispo de Bogotá, e concelebrada por Francisco Javier Múnera, bispo de San Vicente del Caguán. Foram testemunhas vários bispos, sacerdotes e outros religiosos, assim como familiares e muitos amigos, incluindo um pequeno grupo de Puerto Leguízamo, que quis desejar as boas-vindas ao novo prelado.
Das várias insígnias episcopais, como são o anel, a mitra e o báculo, este último teve um significado muito especial pois pertenceu ao bispo António Maria Torasso, primeiro Missionário da Consolata ordenado bispo na Colômbia. Durante a homilia, monsenhor Augusto Castro recordou diferentes episódios que passou quando esteve à frente do Vicariato, reforçando a importância da presença do bispo na comunidade, seja para o seu trabalho pastoral, seja como mensageiro da paz.
A cerimônia terminou com uma mensagem do padre Stefano Camerlengo, Superior Geral do Instituto Missionário da Consolata, dirigida de forma especial ao novo bispo, encorajando-o a ser perseverante nas dificuldades e desafios que representa esta presença missionária. Seguidamente, Joaquín Pinzón também dirigiu algumas palavras de agradecimento a todos os presentes.
Sobre o lema «Em Cristo tenham vida», o novo bispo de Puerto Leguízamo-Solano pediu orações para que o caminho que agora inicia seja realizado em comunhão e fraternidade. Sublinhou ainda que o seu ministério é um dom de Deus que aceitou generosamente com muita alegria e disponibilidade. À tarde, as festividades continuaram com uma recepção no Colégio Allamano, para a qual foram convidados todos os presentes na cerimônia. Cerca de 200 pessoas responderam a este convite e partilharam uma tarde de convívio, com espetáculos culturais e num clima de espírito de família.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário