«Os principais problemas de direitos humanos [em Portugal] incluem uso de força excessivo e abuso sobre detidos e prisioneiros pela polícia e guardas prisionais, más condições e insalubridade nas prisões», refere o relatório anual do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, divulgado este fim de semana.
O documento, que analisa a situação dos direitos humanos em quase 50 países, aponta ainda a existência de prazos demasiado longos nas prisões preventivas, e o excessivo número de casos de violência contra mulheres. «A violência contra mulheres, incluindo violência doméstica, continua a ser um problema», sublinham os norte-americanos, recorrendo a dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Ao longo do relatório, citado pela agência Lusa, é sublinhada várias vezes a situação da comunidade romena em Portugal, nomeadamente os casos de adultos que recorrem a crianças para mendigar nas ruas e sobre a «discriminação social» que ainda persiste. As autoridades portuguesas são também criticadas por «ainda não terem aplicado efetivamente as leis» relativas ao trabalho forçado.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário