Um dos convidados para o encontro é o sociólogo e professor africano Malomalo Basilele. Ele fará palestra sobre “Ubuntu”, termo que significa "sou quem sou porque somos todos nós". A expressão de origem africana está relacionada com “a noção de comunidade, solidariedade, gentileza, respeito, tolerância e pertencimento, de ser capaz de dar um passo a mais pelo bem dos outros. São sentimentos e comportamentos que correspondem a viver na Nação Pachamama."
No encontro serão apresentadas também experiências das comunidades campesinas espirituais do Movimento Mística Andina, orientações de alimentação saudável e de vida mais conectada com os ritmos da Mãe Terra (Pachamama). A Comissão Organizadora acrescenta que do programa contam expressões da cultura indígena, danças, manifestações artísticas, “formando uma tecedura nutritiva que dá continuidade ao marco de nascimento da Nação Pachamama, ocorrido no ano passado, na Pousada Ocas do Índio, reunindo representantes das tradições andinas (Peru e Bolívia) e dos Himalayas (Índia).”
O X Inty Raymi (Festa do Sol) será no último dia do encontro (9). “Trata-se de evento inspirado na celebração do Sol feita pelos antigos incas, na época do solstício, no mês de junho, e que está sendo resgatada nos dias atuais em vários locais da América Latina.”
Informações sobre inscrições podem ser obtidas no blog nacionpachamama.blog.com e pelo e-mail nacionpachamama@yahoo.com.br.
Fontes: Em Fortaleza: Jasmin Mendizabal (Sueli) – (85 9630 1444) / Zulema Mendizabal (Marília) – (85 9630 1463). No Rio Grande do Sul: Arádia Iriarte (mama do ayllu Mística Andina) - (fone: 51 9874 9998) / Caridad Mendizabal - (fones: 53 3283 6223 / 9981 6529)
Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário