22/04/2013

FOTOGRAFIA: Luso-contemporâneo

A arquitetura futurista de Portugal captada pelas lentes de Hênio Souza compõe a nova exposição da Unifor
A exuberância das formas dos equipamentos retratados na exposição "Portugal Contemporâneo" demonstra a multiplicidade da arquitetura portuguesa. O fotógrafo e engenheiro paulista Hênio Souza, autor das 28 obras expostas, ministra palestra nesta segunda, 22, às 19h, na Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A mostra integra a programação dos 40 anos de fundação da Universidade de Fortaleza


A mostra integra a programação dos 40 anos de fundação da universidade, iniciada com a exposição "Trajetórias: Arte brasileira na coleção Fundação Edson Queiroz", que prossegue até o dia 8 de dezembro, no Espaço Cultural Unifor.

Além de marcar as comemorações do Ano de Portugal no Brasil (2012-2013), o evento acontece na data em que se comemora o descobrimento do Brasil, instituído como o Dia da Comunidade Luso-brasileira.

Os fortalezenses serão os primeiros a conferir essa face contemporânea da arquitetura portuguesa, que seguirá depois para Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na palestra, o autor falará sobre o seu processo criativo, ou seja, como chegou à concepção do trabalho, materializado em imagens, como analisa o professor Randal Martins Pompeu, vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da instituição, adiantando que as 28 fotografias retratam a arquitetura contemporânea de Portugal. Será uma oportunidade para o público cearense conhecer as novas tendências da arquitetura portuguesa.

Randal explica que a curadoria da mostra é do vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão, que estará presente à solenidade de abertura. Os trabalhos ficarão expostos no hall da Biblioteca da Unifor, podendo ser visitados até o dia 22 de maio.

Estilo

As lentes de Hênio Souza centraram seu foco em prédios que representam a arquitetura contemporânea, exibindo formas arrojadas e planas.

São prédios que encantam pelo traçado singular, material, volume e cores. Pelas fotos, é possível perceber que os prédios associam estética e funcionalidade. Alguns são monumentais.

Para revelar esse Portugal contemporâneo, o fotógrafo escolheu a linguagem artística da arquitetura. A mostra revela, por intermédio dela, o que há de mais moderno, atualizado e futurista em Portugal, apresentando quatro imagens de cada umas das regiões turísticas do país.

A exposição resulta de uma seleção de quase 2 mil imagens, captadas pelo fotógrafo durante uma viagem a Portugal, realizada em outubro do ano passado.

As fotos de Souza mostram que Portugal não é só tradição, ou seja, é também moderno e contemporâneo, numa demonstração de que sofreu influências das vanguardas europeias na construção do seu desenho urbano, absorvendo esses movimentos.

Natural da cidade de Cachoeira Paulista, região do Vale do Paraíba, há sete anos mora na cidade de São Paulo. Sempre que retorna a Portugal descobre uma nova forma de olhar para a paisagem lusitana, virando tema para seus trabalhos fotográficos.

Em 2011, por exemplo, ganhou o concurso Pousadas de Portugal, promovido pelo Turismo de Portugal, TAP e Grupo Pestana/Pousadas, com a foto "Janela pousada do Porto". Admirador da cultura e da arquitetura de Portugal, Hênio Souza realizou a exposição "Janelas Portuguesas", que termina sua circulação pelo Brasil, tendo passado por Fortaleza. A mostra faz alusão também ao Ano de Portugal no Brasil.

Mais informações:

Exposição "Portugal Contemporâneo", do fotógrafo e engenheiro Hênio Souza, abertura dia 22, às 19h, no Hall da Biblioteca da Unifor, na Avenida Washington Soares, 1321. De 23 de abril a 22 de maio a mostra pode ser visitada de segunda à sexta, das 7h às 21h55, e sábados, 7h30 às 16h25.

IRACEMA SALESREPÓRTER
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário