07/11/2013

Carro movido a pílula de combustível emite água em vez de gases de efeito estufa

Automóveis podem ser recarregados com hidrogênio gaseificado.
As emissões de gases do efeito estufa provenientes dos automóveis são um dos maiores problemas ambientais do século 21, segundo especialistas. Motivos para tamanha preocupação não faltam: intensificação do aquecimento global, poluição atmosférica e, consequentemente, risco para à saúde humana estão entre eles.

Nesse sentido, as tecnologias limpas podem representar uma nova realidade em um futuro próximo. A fabricante japonesa de automóveis Toyota, por exemplo, apresentará um novo veículo movido a pilha de combustível no salão do automóvel de Tóquio, no final de novembro, de acordo com anúncio feito pela companhia na terça-feira (5).

O automóvel de quatro lugares tem autonomia de 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos, informou a Toyota durante entrevista coletiva. Esta técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água.

A Toyota pretende comercializar este novo modelo a partir de 2015, ano em que calcula que Japão, Europa e América do Norte contarão com "centenas de postos com hidrogênio".

O princípio da pilha de combustível é o da eletrólise invertida. A eletricidade é gerada fazendo elétrons extirpados de átomos de hidrogênio passar em um circuito. Em seguida, os átomos são recombinados com o oxigênio do ar para produzir água.

No salão de Tóquio, que será realizado entre 20 de novembro e 1º de dezembro, a Toyota também apresentará um protótipo de táxi para o mercado japonês que leva em conta a problemática ambiental e do envelhecimento da população. Entre outros pontos, o veículo permite a entrada de uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê. O objetivo é comercializar este modelo antes dos Jogos Olímpicos de 2020.

O fabricante japonês apresentará, ainda, um carro futurista sem volante que poderá ser dirigido com o motorista em pé. O veículo apresenta uma disposição inovadora das rodas: uma à frente, outra atrás e uma de cada lado.

Brasileiros e eficientes

Enquanto a tecnologia da pilha de combustível ainda não é uma realidade difundida em todo o mundo, o Inmetro atualiza seu ranking de consumo de combustíveis com a entrada de novos modelos de veículos no Brasil. No início de outubro, o órgão incluiu na sua tabela informações também sobre a emissão de poluentes, formando um banco de dados ainda mais completo sobre a eficiência energética e o nível de poluição dos veículos que rodam aqui no país.

O levantamento a seguir reúne apenas os carros que combinam eficiência no consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

Para chegar aos resultados de eficiência no consumo de energia, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, em parceria com a Petrobras no âmbito do Conpet, submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, de A a E - sendo A o mais eficiente e E o menos eficiente. Os veículos que recebem as melhores etiquetas dentro da sua categoria e/ou na comparação absoluta geral recebem o selo do Conpet e são considerados os mais econômicos em consumo de combustível. A participação das montadoras é voluntária.
Eco Desenvolvimento

Nenhum comentário :

Postar um comentário