PÁROCO

Padre Geovane Saraiva*

Padre Geovane Saraiva, nascido aos 30 de Outubro de 1956, em Capistrano - CE, filho de Agapito Saraiva Costa e de Maria Eliete Saraiva.
Sacerdote de origem simples e humilde iniciou o estudo das primeiras letras na Escola Pública de Mazagão, Distrito de Capistrano - CE.
O menino Geovane, desde cedo, manifestou sua vocação para o sacerdócio, que foi postergado pelas circunstâncias, uma vez que, como bom filho que era, e é, de ajudar os pais nos trabalhos da propriedade do pai, obrigando-o a permanecer em Mazagão. A providência divina tarda, mas não falha, diz a Sabedoria Popular. Aos 17 anos deixa a casa de seus queridos pais, no seu sonho de dedicar-se à messe do Senhor. Esse desejo do seminário fala mais alto.

No inicio de 1974, ingressa no Seminário de Tucano, Estado da Bahia, transferindo-se depois para Ilhéus, também na Bahia. A seguir, em 1976, transfere-se para a longínqua cidade de Campo Mourão, no Estado do Paraná, quando completa o Curso Secundário em 1979.
Os desígnios de Deus o levam para a Capital Federal - Brasília - onde fez o Curso de Filosofia.
Completando seu aprendizado, transfere-se mais uma vez, para terras distantes de seu torrão Natal — desta vez para a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde fez todo o curso de Teologia, na PUC, culminando com sua Ordenação Sacerdotal, na sua terra natal, no dia 14 de agosto de 1988, celebrando, assim, no dia seguinte, a sua primeira missa solene.
Em sua profícua vida e ministério sacerdotal, sempre nessa querida cidade de Fortaleza, bem como no seu tempo de formação, Pe. Geovane só teve a ganhar. Conheceu novas culturas, novas gentes e terras diferentes. Só amigos fez por onde passou.
Sua primeira missão como Sacerdote, foi de Vigário Paroquial de São Pio X, no Bairro Pan Americano, onde colaborou com Mons. Oscar Peixoto na Evangelização, então Pároco.
Em primeiro de janeiro de 1989, tomou posse como Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, no Bairro Dias Macedo. Lá, fez um excelente trabalho, organizando as comunidades, construindo capelas, destacando-se a Capela do Passaré, com casa e Salão Paroquial. Deixou uma boa infraestrutura física, pastoral e humana.
Pe. Geovane foi ao encontro dos necessitados e dos carentes de toda natureza. Sua última obra foi em lutar, juntamente com o Radialista Tom Barros, o Vereador Adelmo Martins e a líder comunitária Gorete Fernandes, a favor do acesso ao Bairro, uma vez que, com a construção do novo aeroporto, a comunidade não foi levada em conta, com o fechamento do seu portão de entrada. Foi um trabalho árduo e imprescindível para a Comunidade de Dias Macedo e toda aquela região. As Comunidades saíram vitoriosas!
À frente da Paróquia de Dias Macedo permaneceu até 13 de fevereiro de 2000, quando foi nomeado para cumprir uma nova função de Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Paz, no Bairro Aldeota.
Na Paróquia da Paz, Pe. Geovane fundou o Apostolado da Oração, implantou a Pastoral Vocacional. Muito colaborou com o Encontro de Casais com Cristo (ECC); presença marcante na Comunidade Mãe Rainha, na Varjota, no Campo do América e na Trilha do Senhor, como também, diretor espiritual da Conferência de São Vicente de Paulo.
Na Paz, ficou até 15 de novembro de 2003, quando a boa notícia chegou para a Comunidade da Parquelândia de que, Pe. Geovane fora nomeado Pároco da referida Paróquia que tem como padroeiro Santo Afonso.
Pe Geovane assume no dia 30 de novembro de 2003, num momento delicado, com a morte do Pe. Djair Gomes Cavalcante. Chegou com a missão Pastoral, indo ao encontro de todos e preocupado em levar o Evangelho a esse povo bom e generoso da Parquelândia, nesta cidade de Fortaleza.
Logo reativou o Conselho de Pastoral e convocou uma Assembleia Paroquial, contando sempre com a participação do Conselho Econômico, e presença constante em todas as atividades da Paróquia.
A Paróquia da Parquelândia vive nova fase. Podemos olhar para a Igreja, com um novo rosto, bem como suas dependências e o Salão Paroquial, como também a construção da Casa de Formação Santo Afonso, a serviço das pastorais.
Podemos ainda ver a praça, com a estátua de Santo Afonso, de Dom Hélder Câmara (Largo Dom Helder) e de Dom Aloísio Cardeal Lorscheider. Não podemos ignorar o verde da mesma e ver no seu conjunto com um novo rosto.
Geovane Saraiva é cidadão de Fortaleza, desde abril de 2007. Condecorado com a Medalha Boticário Ferreira em 1º abril de 2011. Fundou em parceria com Marcos Medina o site: http://www.paroquiasantoafonso.org.br/ e mantém os Blogs: http://blogsantoafonsoce.blogspot.com.br/;http://fgsaraiva.blogspot.com.br/
Escreve para jornais, revistas e diversos sites. Também publicou pela Editora Celigráfica os livros: “O Peregrino da Paz” e "Nascido Para as Coisas Maiores” (por ocasião do centenário de Dom Helder, 1009 – 2009), “A Ternura de um Pastor” (homenagem ao Cardeal Lorscheider), “A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso) e “Dom Helder: Sonhos e Utopias” (o pastor dos empobrecidos).
Integra a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, representando o Município de Redenção, na cadeira de Nº 71 e ainda a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), ocupando a cadeira Nº 8, cujo patrono é Olavo Oliveira. Exerce a função de vice-presidente da Previdência Sacerdotal. No dia 21 de novembro do ano de 2011 lhe foi outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza a Medalha de Defesa dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Já no dia 22 de dezembro do mesmo, mais uma outorga: a Medalha Dom Helder Câmara, o Artesão da Paz, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE). 


*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso - geovanesaraiva@gmail.com
                                                                                                                                                                            
Autor dos livros:
“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);
“A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);
“A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);
"Dom Helder: sonhos e utopias" (o pastor dos empobrecidos);
"25 Anos sobre Águas Sagradas" (coletânea de artigos e fotos).


Fotos:














Livros - capa:







Um comentário :

  1. Um lindo trabalho, na divulgação de homens tão santos, tão dignos e merecedores da mais elevada devoção! Parabéns!

    ResponderExcluir