30/11/2011

O SENHOR VEM!


Meditação sobre a Palavra de Deus

I DOMINGO DO ADVENTO – 27.11.2011



+ Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília

A Liturgia da Palavra nos motiva a viver o Tempo do Advento, o tempo de preparação para a solenidade do Natal de Jesus, que estamos iniciando neste domingo. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. É preciso estar preparados e atentos para o encontro com o Senhor, pois não se sabe quando ele virá. Não há como preparar-se de última hora. A atitude proposta é a vigilância, ao contrário de estar “dormindo”, acomodado. “Cuidado! Ficai atentos”, diz Jesus aos seus discípulos (Mt 13,33). São diversos os motivos pelos quais devemos cultivar a vigilância, neste Advento. É preciso preparar-se para acolher Jesus, de modo renovado, no Natal, assim como, para o encontro último e definitivo com Cristo. Este tempo de espera está marcado pela feliz expectativa da vinda do Senhor. É tempo de conversão simbolizada pela cor litúrgica roxa, utilizada na Igreja durante este período. Devemos preparar a nossa “casa” para acolher Jesus com grande empenho. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito da maneira como vivemos este Tempo do Advento. Um feliz Natal, como sempre desejamos a todos, dependerá de um Advento vivido de modo frutuoso e, por isso, feliz. Nesta perspectiva de espera marcada pela conversão está a profecia de Isaías. Em sua oração, o profeta reconhece os pecados cometidos pelo povo e invoca a Deus como pai” e “redentor” (63,16), recordando que somos o “barro” nas mãos do “oleiro”, que é Senhor (64,7).

 A vigilância exige o nosso compromisso e a confiança na graça de Deus. São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, afirma que é Deus quem “dará a perseverança” numa vida cristã irrepreensível “até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1,8). Por isso, rezamos, hoje, o Salmo 79 suplicando confiantes: “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!”

Estamos vivenciando a Campanha para a Evangelização, promovida em toda a Igreja no Brasil, motivando-nos a assumir com responsabilidade a missão evangelizadora da Igreja. Rezemos para que a evangelização seja cada vez mais frutuosa em nosso meio. Procuremos também participar das iniciativas pastorais da Igreja, que necessita de discípulos missionários dispostos a evangelizar pelo anúncio e pelo testemunho de vida. Vamos colaborar para que uma nova evangelização aconteça entre nós, renovando a nossa disposição de seguir a Jesus, de participar da comunidade, testemunhar a fé e colaborar na construção da justiça e da paz em nosso mundo. Um gesto concreto, proposto a cada ano, é a Coleta para a Evangelização, a ser realizada no próximo dia 11 de dezembro, como expressão de comunhão e de partilha, destinada à promoção e à manutenção da ação evangelizadora na Arquidiocese e em todo o Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário