19/12/2011

O que você tem para dar? Emaús Vila Velha recebe doações na Praça do Hospital Militar até o dia 21



Até a próxima quarta-feira (21), equipe do Movimento Emaús Vila Velha Amor e Cidadania permanece na Praça Eudoro Correia, em frente ao Hospital Militar, na Av. Desembargador Moreira, Aldeota, em Fortaleza, com sua campanha de Natal, recebendo doações da população. Tudo o que ainda pode ser aproveitado é bem recebido: Roupas, calçados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e de informática, brinquedos, utensílios domésticos, móveis, discos e livros. Para a campanha, que continua, o Emaús também precisa da ajuda de quem possui camionete ou caminhão. É para reforçar o serviço de coleta de doações de grande porte.
Nesse período de fim de ano, o Movimento recebe muitos chamados pelo Teledoações (fones: 85 3282 1382 e 3282 1267), mas corre o risco de perder as doações pela falta de transporte para coletá-las, como explica o presidente do Movimento Emaús Vila Velha Amor e Cidadania, advogado Airton Barreto, que também é o fundador do Movimento no Ceará.

Pessoas que tenham transportadora ou carros que façam frete e desejem colaborar cedendo transporte por um ou mais dias, é só entrar em contato. Airton ressalta que o caminhão deve ter menos de 4 toneladas para que possa trafegar pelas ruas do Centro. O ideal mesmo, segundo ele e a equipe, seria o Movimento conseguir a doação de um novo caminhão. Enquanto isso, a equipe não para. Na Praça Eudoro Correia, o grupo trabalha 24 horas para receber as doações de produtos menores.
Os produtos passarão por triagem e os que necessitarem serão recuperados nas oficinas da sede do Movimento Emaús Vila Velha, localizada na Rua 23, Casa 06 – Conjunto Polar, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Aos sábados pela manhã, o Movimento realiza bazar para a venda dos produtos. A atividade gera ocupação e renda, proporcionando também dignidade para integrantes daquela comunidade, como ressalta o presidente do Movimento.
A renda obtida nos bazares do Movimento têm três destinos: remuneração para aqueles que trabalham na coleta, triagem, recuperação e venda dos produtos doados; auxílio para o trabalho social da Casa do Fazer, mantida pelo Movimento com atividades de saúde e educação; e para o apoio aos novos grupos de Emaús e atendimento de necessidades emergenciais da comunidade.
A vice-presidente do Emaús Vila Velha, Jarlyne Queiroz, informa que a campanha de Natal do Emaús Vila Velha será encerrada no próximo dia 22, com um recital do pianista italiano Matteo Giorgianni, no Centro Cultural Oboé. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é um quilo de alimento não perecível.
História de amor aos pobres
Dividindo o tempo de trabalho na Praça ou indo no próprio carro à casa de algum doador, o advogado Airton Barreto ainda encontra momentos para conversar sobre a história do Movimento Emaús. Criado na França, em 1949 pelo religioso Abbé Pierre, com o objetivo de “aliviar a dor dos que mais sofrem e combater as causas da miséria”, o Movimento se espalhou por vários países. No Ceará, chegou por meio do padre Henri Le Boursicaud, que insatisfeito com a vida no convento foi viver como andarilho e missionário no meio dos pobres em países como França, Portugal, Haiti, Irlanda do Norte, Cabo Verde, Iraque, Congo, Mali e Brasil. Em Fortaleza, por meio de uma trajetória cheia de sincronicidades ou, como queiram, pela providência divina, conheceu o advogado Airton Barreto, histórico defensor dos direitos humanos e dedicado à causa dos mais pobres, a ponto de ir morar em comunidade no Pirambu, um dos bairros mais carentes da capital. Airton e o Padre Henri, hoje com 90 anos e residindo em Fortaleza, fundaram o Movimento em 1992.

Quem desejar conhecer mais sobre a emocionante história de vida do Padre Henri, pode adquirir livros de sua autoria, que estão à venda na barraca do Emaús Vila Velha. Entre os títulos estão “Pigmeu entre os pigmeus – Uma partilha de Vida e de Fé” e “Aos 75 anos, Paris-Roma: 1500 km a pé”. O valor é R$ 20,00, cada.
Mais informações: Airton Barreto, Presidente do Movimento Emaús Vila Velha – Amor e Cidadania – (fones: 85 3282 13 82 / 3282.1267)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário :

Postar um comentário