01/12/2011

Santuário apresenta programa do segundo ano de preparação do centenário das Aparições

O Santuário de Fátima apresenta esta quinta-feira o programa do segundo ano de preparação do centenário das Aparições, que se assinala em 2017, uma ocasião para “reavivar” a sua mensagem, segundo o reitor da instituição.
“O Santuário de Fátima iniciou, há cerca de um ano, a caminhada de sete anos de celebração do centenário das aparições, que não pretende ser apenas evocação do passado, mas sobretudo ocasião para divulgar e reavivar a consciência da riqueza e atualidade da mensagem de Fátima”, assinala o padre Carlos Cabecinhas, no editorial da edição de novembro do boletim internacional do Santuário, ‘Fátima Luz e Paz’.
O novo ano pastoral, iniciado domingo, evoca a primeira aparição de Nossa Senhora, a 13 de maio de 1917, na Cova da Iria.
“Todas as celebrações e iniciativas, os vários textos de reflexão teológica, os subsídios catequéticos e os esquemas de oração, terão como tema a pergunta feita pela Virgem nessa primeira aparição: ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’”, revela o Santuário.
A apresentação do programa do ano pastoral vai decorrer na capela da morte de Jesus, igreja da Santíssima Trindade, a partir das 14h30.
O convite à participação nesta jornada é destinado em especial a “organizadores de peregrinações, jornalistas, guias, sacerdotes, religiosos, entidades civis, diretores de colégios de Fátima, e a outras entidades que possam ter interesse em conhecer a temática do Santuário neste ano pastoral que se vai iniciar”.
O tema do ano vai ser apresentado por Isabel Varanda, professora da Universidade Católica Portuguesa, seguindo-se uma conferência do padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.
De acordo com o testemunho – reconhecido pela Igreja Católica - das crianças Francisco e Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário