17/01/2012

«O que fazer da minha vida? Será o que Evangelho me pode ajudar a ser um cidadão empenhado na construção de uma sociedade mais justa e fraterna?». Estas podem ser algumas das inquietações dos jovens e que podem ser abordadas nos encontros com Francisco e Manuel, dois jovens voluntários de Taizé, em França.

O italiano e o alemão visitam escolas e paróquias do Porto, Viseu, Torres Novas, Coimbra, Santarém, Aveiro, Gondomar, Braga e Guimarães. Em Viseu, por onde já passaram, os dois jovens voluntários em Taizé desde meados do ano 2011, participaram em várias aulas, participaram numa tertúlia e passaram por alguns locais de culto.

«Deixaram uma mensagem de confiança, mostrando total disponibilidade de Taizé em continuar a colaborar com os jovens da diocese de Viseu, bem como da sua Igreja», pode ler-se no site de Taizé, a partir do testemunho de uma jovem portuguesa. Os voluntários partilham as suas vivências e conhecem a realidade e aspirações dos jovens portugueses.

«Porquê dar tanto tempo a uma experiência de voluntariado? De que forma podem o serviço aos outros, a oração e a vida comunitária ajudar um jovem a decidir o rumo a dar à sua vida?» são alguns dos temas de conversa e de partilha. A passagem por Portugal está a decorrer neste mês de janeiro. Depois de Viseu e Coimbra, no dia 19, pelas 21h30, os dois voluntários participam na oração de Taizé na igreja de São José nas Taipas, no Porto. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário