30/01/2012

Boa notícia chama boa notícia! Site assume linha editorial do bem


Há seis meses no ar, o site sonoticiaboa.com.br é uma das comprovações que notícia boa atrai notícia boa. É o que acredita o idealizador do espaço virtual, Rinaldo Oliveira, jornalista e apresentador de um telejornal na TV Band-Brasília. “Acredito que dinheiro chama dinheiro e notícia boa chama notícia boa. Assim acontece também com notícias negativas”, pondera. 

A ideia de criar um ambiente pautado por uma linha editorial do bem nasceu despretensiosamente. “Um dia, conversando com minha filha, hoje com 11 anos, descobri que ela não assistia o próprio pai na TV. Perguntei o motivo. Ela disse: "porque você dá muita notícia triste papai, de gente que morre, que mata, que rouba, que maltrata. Eu não gosto de ver isso", recorda Oliveira.

A partir da observação infantil, o jornalista criou um pequeno blog, onde contava histórias de superação, casos de pessoas que fizeram "do limão a limonada". “Mas era pouco. Fazia poucas notas por semana. Vi que não era esse o caminho”, constatou. Um novo blog surgiu, mais intimista e destinado a narrar boas notícias para amigos e parentes.

Os acessos começaram a crescer e novos leitores foram aparecendo, surpreendendo o autor do espaço. “Aí procurei um nome sugestivo e abri o SoNotíciaBoa.com.br, que felizmente caiu na simpatia dos internautas”, afirma Oliveira, ressaltando que sua formação familiar e profissional foram essenciais para trilhar esse caminho editorial, além de outras experiências no trabalho. “Trabalhei na TV Cultura de SP, que tinha na época por estatuto, não divulgar notícias policialescas, salvo que pudessem ensinar algo, acrescentar ao telespectador”, resume. 

Linha Editorial
O jornalista analisa a comunicação atual com ponderação, mas aponta o efeito cascata da notícia como mão de via dupla. Assim como um fato negativo pode desencadear uma série de matérias similares, o oposto também tem seu poder de propagação. “Não vou aqui criticar o trabalho dos meus colegas, mesmo porque também apresento um telejornal que dá notícias de violência. Mas repare que toda vez que sai uma reportagem sobre bebê abandonado pela mãe, logo surgem outros casos iguais. Quando saiu recentemente a notícia de que um cachorrinho tinha sido espancado pelo dono, vieram vários outros casos na sequência. Por isso o SoNotíciaBoa tem o papel de fazer as pessoas compartilharem boas informações e assim, elas mesmas disseminam o bem.  Muitas delas compartilham nossas notícias nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. As informações do SoNotíciaBoa também tem virado fonte de pauta nas emissoras de TV aqui de Brasília”, argumenta. 

Segundo Oliveira, além de idosos, muitos leitores que sofrem de depressão, síndrome do pânico e de bipolaridade colocam o SonotíciaBoa como página principal do computador. “A ideia é começar o dia melhor, lendo nossas informações. E nos parabenizam por isso. Não é bacana? Por isso nosso lema é notícia boa, por notícia boa. A gente posta no site e espera que sirvam para animar o dia de quem lê”, explica o idealizador.  O site funciona ainda como fonte para crianças e jovens cujo objetivo é fazer trabalhos escolares.

Paz na Comunicação
A premissa da iniciativa é simples, mas de grande relevância dentro do atual panorama da comunicação. De acordo com o jornalista, não há a intenção de “cabrestar” o leitor, mas apenas a de cumprir a meta de disseminar o bem. “Não pretendemos alienar ninguém. Tanto que temos links no site para jornais e agências de renome. Na leitura obrigatória, diária, de jornais e agências, peneiramos as boas notícias e as apresentamos no SoNoticiaBoa, reescritas de forma mais direta e simplificada. Mas com links e créditos para as páginas de onde saíram”, destaca.

A qualidade editorial já chamou atenção de outros meios de comunicação. Para Oliveira, a própria mídia se impressiona com a proposta de fazer um site só com notícia boa. “A CBN nos entrevistou em rede nacional, quando o site tinha um mês no ar, pra falar da ideia. A entrevista fez os acessos aumentarem bastante, o que mostra que as pessoas não aguentam mais essa chuva de notícias negativas que a mídia leva diariamente à casa das pessoas. A BandNews FM também fez uma entrevista conosco, em rede nacional, quando o site tinha dois meses de vida. E a entrevista pautou o programa É Brasil Que Não Acaba Mais. Naquele dia todos as praças da BandNews foram convocadas para dar uma notícia boa da sua região. E eles escolheram a melhor boa notícia do dia. Foi muito gratificante e rendeu mais acessos ao site. O Portal Comunique-se, de São Paulo e o Congresso em Foco, aqui de Brasília também já fizeram matérias falando do site, pelo lado inusitado do empreendimento”, comenta o jornalista.

Os números sinalizam que boa notícia também dá audiência. A média diária de acesso ao SoNotíciaBoa é de 20,9 mil hits (cliques por página), 3 mil impressões de página e  tempo médio de permanência na página de 5,35 minutos.                        

Voluntários em Ação
O trabalho começou com uma simples percepção da realidade traçada por sua filha. Hoje, Oliveira conta com a colaboração de sua mulher, a jornalista Andréa Fassina e de mais três voluntários que são os “colunistas de notícia boa”.  A bagagem profissional de Oliveira e Andrea norteia e enriquece o conteúdo do site. Andréa, atualmente, dirige o 3 a 1 da TV Brasil. O casal, natural de São Paulo, reside há 7 anos em Brasília.

O site, embora desperte simpatia na sociedade, é sustentado inteiramente pelos seus idealizadores. “Não é fácil. Mas acreditamos nessa idéia por isso estamos no ar. Todos que conhecem o site têm uma simpatia imediata por ele. Dizem "puxa que legal. Não agüentava mais tanta notícia ruim e agora tenho um lugar pra ler só notícia boa”.  Isso nos incentivou a trazer o projeto até aqui”, revela Oliveira.

Perspectivas
Em fevereiro o site completa seis meses no ar. O autor do espaço virtual adianta que haverá pequenas mudanças. O plano é colocar banners e tentar viabilizar a página comercialmente com o propósito de investir em expansão. “A idéia é crescer e virar uma grande agência de notícia boa, com repórteres em várias partes do Brasil e do mundo. Ao mesmo tempo os planos são transformar o site em programa de rádio e de tv pra chegar até as pessoas que não tem internet, e assim, continuar disseminando o bem”, planeja Oliveira.

Acesse: www.sonoticiaboa.com.br
Contato: equipe@sonoticiaboa.com.br

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário