25/01/2012

Centro de Valorização da Vida fará seleção de voluntários em Fortaleza


Se você sabe ouvir o outro “com o coração”, tem mais de 18 anos e disponibilidade para doar quatro horas por semana, pode inscrever-se no primeiro curso de 2012 para seleção de voluntários do Centro de Valorização da Vida. O CVV, que atende pelo fone 141, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional a qualquer pessoa que se sinta sozinha, angustiada, deprimida ou deseje compartilhar suas dúvidas e alegrias.
O curso de seleção acontecerá no dia 3 de março (sábado) das 13h às 18h e no dia 4 (domingo), das 8h às 13h, no Colégio Juarez Távora (Rua Ministro Joaquim Bastos, 806 - Bairro de Fátima), em Fortaleza. Os interessados podem entrar em contato com o CVV pelos telefones 141 ou 85 3257 1084.

Depois que participarem do curso, os candidatos se submeterão a uma entrevista e os selecionados farão de dois a três meses de estágio, atuando uma vez por semana. O CVV presta atendimento 24 horas por dia e atualmente conta com 33 voluntários. Mas como a demanda é crescente a entidade precisa de novos colaboradores voluntários. “Qualquer pessoa que saiba ouvir com o coração e faça a capacitação do CVV tem condições de realizar o trabalho”, diz a voluntária Gilmaíse Mendes.
Uma das mais antigas ONGs do Brasil, o CVV foi fundado em 1º de março de 1962, por um grupo de voluntários em São Paulo. É uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil.

O serviço é mais procurado por um público com idades entre 15 e 65 anos, mas a voluntária afirma que até crianças de 10 anos já ligaram para o 141 em busca de apoio. Idosos também ligam, mas em menor número. “Às vezes recebemos ligações de idosos até do interior do Estado”.

Por meio da escuta, sem julgamentos e aconselhamentos, os voluntários fazem as pessoas se sentirem compreendidas “acendem a chama do viver”, explica Gilmaíse. “E essa é a verdadeira resposta ao trabalho voluntário”. 
Se nacionalmente o CVV vai comemorar 50 anos, em Fortaleza a instituição chega aos 25 anos de funcionamento. Em breve, a entidade divulgará a programação comemorativa.
Mais informações: CVV – (fones: 85 141 / 3257 1084) / fortaleza@cvv.org.br / http://www.ccv.org.br/
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário :

Postar um comentário