09/01/2012

Lisboa: Cardeal-patriarca sublinha importância da comunicação social para a Igreja

Jornal do Patriarcado celebra 80.º aniversário


D.R.
Lisboa, 09 jan 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa assinalou com uma mensagem os 80 anos do semanário ‘Voz da Verdade’, propriedade do Patriarcado, afirmando que “evangelizar é comunicar”.
“Na fidelidade à missão de evangelizar, a Igreja recorreu a todos os meios de comunicar: o testemunho de vida, a palavra proclamada, a imprensa escrita, a rádio, a televisão”, escreve D. José Policarpo, no texto publicado este domingo, na edição comemorativa do semanário.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinha que se vive um “tempo de novos meios de comunicar”, “de tal modo sofisticados e poderosos que se corre o risco de centrar as atenções nos meios e relativizar a mensagem”.
“A Igreja não pode correr esse risco”, alerta.
Em relação ao 80.º aniversário do semanário diocesano, o cardeal-patriarca observa que este é “um testemunho da convicção da Igreja de Lisboa de comunicar através deste meio, embora a sua evolução tenha de ter em conta a tremenda revolução nos meios de comunicação”.
“As diversas formas de comunicar não se excluem mutuamente nem se substituem alternadamente. Devem convergir, e isso acontecerá se a prioridade de todas for a mensagem, a paixão pela verdade, a urgência de anunciar o Evangelho”, indica.
D. José Policarpo recorda “todos aqueles que, durante 80 anos, se esforçaram por fazer da ‘Voz da Verdade’, a voz da Igreja, levando notícias, proclamando a verdade, fazendo comunhão”.
“Na sua simplicidade ele continua a servir um grande projeto: evangelizar e fazer da Igreja uma comunhão de pessoas que a fé congregou e a caridade une cada vez mais”, conclui.
O diretor do semanário, D. Nuno Brás, observa, no editorial desta edição, que ao jornal "é pedido que olhe para a frente e, sobretudo, que olhe para o mundo e para a Igreja que vivemos, seja capaz de descobrir os seus anseios e os faça seus, mas principalmente que ajude os seus leitores a olhar a realidade, não a partir daquilo que todos dizem ou pensam, mas a partir de Deus".
Publicado pela primeira vez a 10 de janeiro de 1932, a ‘Voz da Verdade’ assinala os 80 anos de fundação com uma resenha da evolução do jornal.
Atualmente, o jornal tem 16 páginas, totalmente a cores, procurando “ser o espelho da vida da Igreja em Lisboa, indo ao encontro das comunidades cristãs da diocese” e acompanhar também “a Igreja universal, em especial a presença cristã no mundo” e “toda a atualidade do Papa Bento XVI”.
Nos últimos anos, o jornal passou a marcar presença nas redes sociais (Twitter e Facebook) e reforçou a aposta nos vídeos, que são alojados no YouTube.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário