29/02/2012

Novo bispo auxiliar

Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Tenho a alegria de anunciar aos caríssimos diocesanos que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, concedeu-nos hoje um belo e importante presente: temos um novo bispo auxiliar!
Foi nomeado na data de hoje o Mons. Luiz Henrique da Silva Brito, do clero da Diocese de Campos dos Goytacazes, neste estado.
Mons. Luiz Henrique nasceu em São Gonçalo-RJ, no dia 19 de maio de 1967, e tem íntima ligação com a nossa Arquidiocese, pois, em nosso Seminário, como seminarista de Campos, ele concluiu o Curso de Filosofia, cursou toda a Teologia e foi Prefeito de Disciplina. Também aqui cursou o Instituto Superior de Direito Canônico.
Sua formação em Mestre em Teologia Moral se deu em Roma, na Universidade da Santa Cruz. Foi ordenado presbítero no dia 14 de dezembro de 1991 por D. João Corso, na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos.
Tem uma vasta experiência pastoral, tendo passado por várias paróquias da Diocese de Campos, experiência na pastoral vocacional e na formação dos seminaristas, além da experiência jurídica na câmara eclesiástica, chancelaria, cúria, como também professor e membro do conselho presbiteral.
No início de seu discernimento vocacional passou por uma experiência de vida religiosa que enriquece ainda mais sua vida e espiritualidade. Temos assim várias nuances de sua formação, que nos ajudarão em muitos campos eclesiais de nossa Arquidiocese.
Agradeço ao Santo Padre o Papa Bento XVI por ter aceito o pedido que fizemos de termos mais auxiliares em nossa grande metrópole, que, com isso, poderá ainda mais e melhor servir à nossa população. Mons. Luiz Henrique vem para incorporar-se ao colégio episcopal e nos ajudar em nossa árdua missão de servir bem ao nosso povo.
Vivemos uma semana de muitos acontecimentos, os mais diversos, ao iniciar esta Quaresma de 2012: sinais que nos fazem pensar sobre a rapidez com que passa o tempo, a responsabilidade universal da Igreja na missão com a juventude, a conversão rumo à Páscoa, renovando nossa vida batismal e vendo a necessidade de chegarmos a atitudes concretas de conversão, como é o tema da Campanha da Fraternidade sobre a saúde pública.
Hoje o Santo Padre comunica que nomeou Mons. Luiz Henrique da Silva Brito como Bispo titular de “Zallata” e auxiliar em São Sebastião do Rio de Janeiro. Bendizemos a Deus e pedimos por este nosso caro irmão, que aceitou com o coração aberto essa missão. Que ele seja abençoado, iluminado por Deus e sempre conduzido pela ação do Espírito Santo.
Agradeço pela sua mensagem dirigida à nossa Arquidiocese, em que manifesta sua unidade com todos nós e sua disposição de colocar-se a serviço do Reino junto conosco, doando-se totalmente para que o amor de Deus seja conhecido por todos.
Desde já convido todos os diocesanos para participarem da ordenação episcopal que ocorrerá em nossa Catedral Metropolitana de São Sebastião no dia 12 de maio de 2012, sábado, às 08:30 horas.
Agradeço à Diocese de Campos e ao seu Bispo Diocesano, D. Roberto Francisco, e ao Bispo Emérito, D. Roberto Guimarães. Agradeço pela disponibilidade em entregar esse filho para servir à Igreja nesta Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Que Deus cumule com bênçãos a querida Diocese de Campos e lhe dê santas e abundantes vocações.
Mons. Luiz Henrique, seja bem-vindo ao Rio de Janeiro! Seja bem-vindo como novo Bispo Auxiliar desta histórica e bela metrópole! Seja bem-vindo entre nós! O povo de Deus, que aqui caminha, o acolhe e o abraça!

Nenhum comentário :

Postar um comentário