03/02/2012

Projeto Amigos do Planeta motiva coleta seletiva em Crateús



 O sucesso do projeto Amigos do Planeta na Escola (APE) - idealizado pela Casas Bahia em parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) e que realiza atividades de cunho sustentável em escolas públicas brasileiras - vem mobilizando ações no interior do Ceará. A partir de expedições a municípios com baixos índices de alfabetização e de Desenvolvimento Humano (IDH), o programa desenvolve atividades pedagógicas e de educação ambiental, oportunidades de iniciação profissional e atendimentos na área de saúde, garantindo melhor qualidade de vida a essas comunidades. 

Crateús passou a fazer parte do APE ainda no primeiro biênio do programa, entre 2009 e 2011.  A cidade construiu, a partir da iniciativa, um galpão de triagem, material e capacitação para os catadores, prensa hidráulica, balança, caminhão de transporte, ecopontos e material de educação ambiental. A partir desta sexta-feira, 3 de fevereiro, a coleta seletiva será realizada em toda a cidade semanalmente. E para garantir a conscientização da comunidade em relação à separação de lixo, o município já deu início ao projeto por meio de campanhas de rádio, cartazes, panfletos e folders explicativos. Mais de 15 mil pessoas, entre alunos, educadores e comunidade, já foram beneficiadas pelo Amigos do Planeta na Escola em Crateús.
“O trabalho foi tão bem aceito que os órgãos públicos da cidade resolveram dar início à coleta seletiva municipal, beneficiando não somente uma comunidade como toda a região”, explicou Luis Salvatore, coordenador dos projetos do APE e presidente do IBS.
Programa ReconhecidoDesde 2009, quando o programa foi recebido na zona rural de Crateús, foi notado que diversas atividades implementadas, como as oficinas de Educação, por exemplo, continuavam sendo propagadas. A instituição Escola de Cidadania Santa Rosa, por sua vez, foi contemplada em 2010 com o prêmio Escola Nota 10, dedicado à alfabetização, ficando em oitavo lugar em todo o Estado do Ceará.

Na ocasião, o programa Amigos do Planeta na Escola montou uma biblioteca com doação de livros e computadores, rádio escolar, arborização, cultivo de horta comunitária, oficinas de papel reciclado, coleta seletiva, palestras, atendimentos médicos, entre outras atividades.

“Desde então realizamos visitas periódicas em Crateús para avaliar os projetos que demos início em visitas passadas. Foi com muita alegria que vistoriamos as obras em novembro e continuaremos apoiando projetos especiais como o da coletiva seletiva em todo o município”, ressalta Salvatore. 

O Amigos do Planeta na Escola Mantenedor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do IBS, desenvolve projetos nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cidadania em escolas de cidades do sertão brasileiro com baixo índice de desenvolvimento humano.
O programa atua em várias vertentes da educação: desde a implementação de bibliotecas e oficinas de arte-educação até a plantação de árvores, formação de hortas, coleta seletiva e reciclagem de lixo, além de palestras e atendimentos voltados à nutrição, saúde bucal e ocular. O Amigos do Planeta na Escola é mantido com a verba proveniente das ações de reciclagem e logística reversa de embalagens promovidas pela Casas Bahia em seus prédios administrativos, fábrica de móveis e centro de distribuição.

Em seus dois primeiros anos de trabalho, o APE visitou dez cidades nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Ceará. Ao todo, 650 mil pessoas foram beneficiadas com a instalação de bibliotecas, criação de oficinas de arte, além de assistência médica e odontológica, entre várias outras frentes de trabalho. Já no segundo biênio do programa, de 2011 a 2013, os municípios de Tamboril (CE), Barreirinhas (MA), Quatipuru (PA), Alto Paraíso (GO) e Irecê e Palmeiras (BA) serão visitados.
Com informações da AD2M Engenharia de Comunicação
Dica: Agência da Boa Notícia
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário