14/03/2012

México: Missionário português destaca entusiasmo da população perante visita de Bento XVI

Padre Tiago Barbosa lembra efeitos da violência sobre a população e deseja que a viagem do Papa ajude a trazer paz ao país

Lisboa, 13 mar 2012 (Ecclesia) – O missionário português Tiago Barbosa, sacerdote espiritano, revelou hoje a “alegria” que se vive no México pela primeira visita de Bento XVI ao país, que vai decorrer entre os dias 23 e 26 deste mês.
“Quando se anunciou a visita de Bento XVI para o ano de 2012, este foi o grande tema de conversa nos mais importantes meios de comunicação social nacionais, durante uma semana. De todos os lados, se escutavam reações de alegria, de emoção e felicidade a esta visita tão esperada”, assinala o religioso, há nove anos no México, num texto publicado na mais recente edição do Semanário Agência ECCLESIA.
Segundo o missionário, há já vários meses se começavam a ouvir as perguntas “quando virá o Papa ao México?” ou “porque não vem o Papa ao México?”.
O padre Tiago Barbosa espera que a primeira visita de Bento XVI possa deixar “uma clara mensagem de esperança e paz” a um México que tem nos anos “tem vivido dias de muita violência, ligada ao narcotráfico e não só”.
“Os sequestros, os tiroteios e demais fenómenos de violência, nas ruas e em pleno dia, fizeram com que a tranquilidade e paz de tantas cidades e aldeias desaparecessem”, assinala, sublinhando ainda a fuga de muitas famílias das pequenas cidades para as grandes metrópoles mexicanas
“Muitos excessos de violência, de falta de paz são cometidos por gente batizada, por crentes, por gente de fé”, lamenta.
O Papa visitar León, capital do Estado de Guanajuato, no centro do país, onde são esperados “3 a 4 milhões de pessoas” na celebração do próximo dia 25.
A missa vai decorrer no Parque Bicentenário, espaço comemorativo dos 200 anos da independência do México que se localiza entre as cidades de Guanajuato, Silao e León, com 14 mil metros quadrados, sendo esperadas milhões de pessoas.
Para o padre Tiago Barbosa, esta é uma “região de mártires” que gera “muita emoção” entre os católicos.
Bento XVI vai sobrevoar de helicóptero a imagem de Cristo Rei, em Silao, referência para milhares de católicos durante a ‘Guerra Cristera’ (1926-1929), levantamento popular contra as disposições anticlericais da Constituição Mexicana de 1917.
O missionário português assinala ainda o esforço de divulgação da visita do Papa através das redes sociais e da internet, como www.benedictomexico.mx, www.visitapapal.com, www.visitapapalenleon.mx ou www.cem.org.mx.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário