17/03/2012

NOVO IPAD empolgou, mas nem tanto

A 3ª geração do tablet da Apple chegou às lojas, fez alvoroço, mas a procura foi menor que antes. O aparelho tem a tela "retina" e comando de voz
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Londrino comemora aquisição do novo iPad logo no primeiro dia de vendas
As filas foram muitas e sempre extensas, no primeiro dia de vendas. Os consumidores fãs do tablet da Apple seguiram, aos milhares, para a porta das lojas de eletroeletrônicos, ontem, em parte do mundo onde o novo iPad terceira geração já chegou às prateleiras. 

Da primeira venda na Austrália, depois foram Japão, Hong Kong, Cingapura, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido. Empolgação, até houve. Na Europa, a resposta dos fãs foi considerada silenciosa; na Ásia, multidões menores que das outras vezes. O que se diz é que, com o aparelho sem inovações drásticas, a procura nos outros dois lançamentos pareceu maior. Mesmo assim, a expectativa era de 1 milhão de unidades a serem vendidas ontem.

A primeira pessoa a entrar na Apple Store de Manhattan para comprar o novo iPad foi o brasileiro Eric Ladd. "Estou ansioso para vê-lo. Vim direto do Brasil". Ladd, 38, disse ter esperado 30 horas na fila. Mas "os brasileiros vão ter que esperar três ou quatro meses, então serei um dos primeiros". Entre os compradores que acamparam do lado de fora da loja em Los Angeles estava o cofundador da Apple, Steve Wozniak, que tradicionalmente vai às filas comprar produtos da empresa.

Quem comprou elogiava o display melhorado e não parecia preocupado de que a tão apregoada conexão 4G LTE estaria amplamente indisponível fora da América do Norte. A loja online da Apple nos EUA vendeu rapidamente iPads para entrega ontem e informou aos compradores que eles precisarão esperar algumas semanas por um.

Em Londres, centenas de pessoas faziam fila quando a maior loja da Apple na Europa abriu, mas o número de pessoas também era menor em relação aos lançamentos anteriores. Dipak Varsani, um estudante de 21 anos de Londres que era o primeiro da fila, disse que acampou com dois amigos na frente da loja por mais de 24 horas, desde uma da manhã de quinta-feira (dez da noite de Brasília de quarta-feira). “Tenho um iMac e um iPhone, mas esse é meu primeiro iPad. Eu sou um ‘cara da Apple’ - eu gosto dos aplicativos da Apple, de sua simplicidade”, disse o applemaníaco.
 
Retina e voz

A última versão tem um processador mais poderoso e grande melhoria na resolução da tela, chamada de “Retina”, que a Apple afirma que projeta a imagem mais nítida já existente num dispositivo móvel. “Quando você começa a usar a tela Retina, você simplesmente não pode voltar para a antiga”, afirmou Ryo Takahashi, 25, na fila da loja de Tóquio.

A expectativa antes do lançamento fez a ação da Apple atingir US$ 600 pela primeira vez em Wall Street ainda na quinta-feira, antes de fechar em US$ 585,56. As ações subiram 50% em três meses.

Em 2010, quando o criador Steve Jobs anunciou o primeiro iPad, foram vendidas 55 milhões de unidades. Em 2011, na versão 2, foram mais 40 milhões. O da terceira geração tem a tela tátil com alta resolução e 3,1 milhões de pixels. Segue comando de voz. Na próxima sexta-feira, 23, chegará aos clientes da Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Liechtenstein, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia e Suécia. (com agências)

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Para o Brasil, por enquanto, a data de chegada do iPad3 ainda não está marcada. O novo tablet foi apresentado pela Apple no dia 7 de março com o preço de seus antecessores: US$ 499, a versão mais barata.

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