21/03/2012

Polícia da França cerca suspeito de ataques contra escola e militares

Ministro diz que jovem de origem algeriana que se declarou filiado à Al-Qaeda se entregará ainda nesta quarta-feira

iG São Paulo | 21/03/2012 02:18 - Atualizada às 09:18
Texto:
Um esquadrão das forças especiais da polícia francesa cercou na madrugada desta quarta-feira uma residência no norte de Toulouse no qual acreditam estar o suspeito de um ataque a tiros contra uma escola judaica. O homem, que também é acusado de dois atentados contra militares, foi identificado como Mohammed Merah, 24 anos, um francês de origem algeriana que se declarou afiliado à rede terrorista Al-Qaeda.
De acordo com o ministro francês do Interior, Claude Gueant, o jovem teria dito que o ataque à escola judaica teve o objetivo de “vingar crianças palestinas mortas no Oriente Médio” e os "crimes" cometidos pela França em intervenções militares no exterior, especialmente no Afeganistão.
A polícia chegou a entrar no local, mas saiu após uma troca de tiros que feriu três policiais. Segundo Gueant, o suspeito disse que irá se entregar ainda nesta quarta-feira. O ministro acrescentou que o jovem é monitorado há "vários anos" pela França, por suas "visões fundamentalistas".
Foto: AP
Em Toulouse, polícia cerca suspeito de ataques contra escola judaica e militares
O local cercado fica a cerca de três quilômetros da escola judaica na qual um rabino e três crianças foram mortas a tiros na manhã de segunda-feira. As autoridades francesas acreditam que o mesmo homem matou três soldados na região na semana passada.
Gueant afirmou que o suspeito jogou pela janela a arma supostamente usada nos três ataques em troca de um “aparelho de comunicação” para negociar sua rendição. Ele tem outras armas, incluindo uma metralhadora AK-47. “Nossa principal preocupação é prendê-lo, e prendê-lo em condições nas quais ele possa ser apresentado à Justiça”, afirmou o ministro. “Capturá-lo com vida é crucial.”
Autoridades disseram que o irmão do suspeito, também "envolvido em atividades fundamentalistas" foi detido para interrogatório, assim como a companheira dele.
A mãe do suspeito também foi detida e levada ao local do cerco policial para tentar levá-lo a se render. "Pedimos a ela que fizesse contato com o filho, que argumentasse com ele, mas ela não queria, dizendo que tinha pouca influência sobre ele", afirmou Gueant.
Promotores disseram que outras operações estavam em andamento para procurar possíveis cúmplices. Logo após os ataques da segunda-feira, uma grande operação de buscas, envolvendo todas as forças policiais do país, foi estabelecida, diante do temor de que o assassino poderia atacar novamente.
Enquanto a operação acontecia, o presidente françês, Nicolas Sarkozy, fez um pronunciamento no Palácio do Eliseu, em Paris, no qual afirmou que o terrorismo “não conseguirá dividir a França”.
"Acabo de reunir representantes da comunidade judaica e muçulmana. Quis reuni-los para demonstrar que o terrorismo não conseguirá enfraquecer nossa comunidade nacional", declarou o presidente. "Disse e digo à toda a nação: temos que estar unidos", completou.
Sarkozy anunciou ainda que viajará a Toulouse para visitar os familiares das vítimas e os policiais feridos.
Foto: AP
Policial é visto do lado de fora de local onde suspeito de ataques está cercado em Toulouse, na França
Com AP, BBC e Reuters

Nenhum comentário :

Postar um comentário