28/03/2012

Workshop discute estratégias para fortalecer a cooperação universidade-empresa


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizará entre os dias 28 e 29 de março o workshop do Programa de Fortalecimento da Cooperação Universidade-Empresa para Inovação no Ceará. Nesta quarta-feira, 28, o evento será das 15h às 18h. No dia seguinte ocorrerá pela manhã, das 8h às 12h. Os trabalhos acontecerão no auditório Luiz Esteves Neto (5º andar da Casa da Indústria).
O objetivo do encontro é discutir estratégias e linhas de ação para o programa de fortalecimento, visando incrementar a cooperação universidade-empresa para promover avanços tecnológicos, capacidade de inovação e competitividade na atividade industrial cearense.
A iniciativa decorre da decisão estratégica da FIEC de concentrar esforços para promover a inovação no estado, tendo por base a cooperação entre academia e setor produtivo. O workshop será conduzido pelos consultores de Israel, professores Raphael Bar-El, Dafna Schwartz e Jimmy Weinblatt, que apresentaram a bem sucedida experiência israelense, na área de inovação, aos visitantes do Ceará, em Israel, no fim de 2011.
“Com os meios e os processos que vimos adotados em Israel, com a metodologia que nos será passada pela consultoria contratada pela FIEC e com o clima de aproximação que será construído entre acadêmicos e empresários, e o apoio do governo, estou certo que brevemente teremos uma cultura de cooperação que só benefícios trará para colocar as nossas empresas em um novo patamar tecnológico e competitivo, em proveito da sociedade”, afirma Roberto Macêdo, presidente da FIEC.
Exemplo IsraelenseDesde a fundação do estado de Israel em 1948 – e até os dias de hoje –, os sucessivos governos fizeram dos investimentos em ciência e tecnologia a principal ferramenta para o crescimento nacional, reforçando sua capacidade competitiva e criando, ainda, mecanismos para estimular a atuação da iniciativa privada.
Atualmente, como resultado dessa conjugação de esforços, a indústria israelense se caracteriza pela forte presença nos setores de alta tecnologia, aviônica, telecomunicações, manufatura, equipamentos médicos eletrônicos e de fibra óptica. Hoje, a indústria high-tech de Israel responde por 12% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 80% das exportações.
O maior diferencial, porém, não se resume ao avanço no campo da tecnologia. Uma das principais características da inovação em Israel é sua capacidade de integração no cotidiano da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano", como desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos – de Israel é o mais elevado do Oriente Médio e ocupa a 27ª posição mundial.
Em 2010, o PIB do país totalizou 217,1 bilhões de dólares, consolidando-se como o 41º mais alto do mundo. O PIB per capita, em torno de 4 milhões de dólares/ano, é 22º maior do planeta. No momento, Israel investe algo em torno de 4,2% do seu PIB, cerca de 9 bilhões de dólares, em inovação.
Com informações da Assessoria de Comunicação Sistema FIEC - (85)3421.5434/5435
Sugestão de pauta: Agência da Boa Notícia
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário