Uma reflexão sobre a laicidade do Estado esteve na pauta de trabalho dos bispos reunidos na 50ª Assembleia Geral, que ocorre em Aparecida/SP de hoje (18) até 26/04. Para assessorar esta tema, os bispos convidaram o professor Fábio Comparato, doutor em Direito Internacional pela Universidade de Sorbone, na França.
Em sua apresentação, Comparato fez uma distinção entre fé e ética. Para ele a fé é uma atitude de confiança, que fala de verdades sobrenaturais, eternas e imutáveis. Já a ética trata de um conjunto de normas, usos e costumes vigentes em uma sociedade.
Desta forma, o estudioso afirmou que a Igreja faz parte da sociedade política, e como todos os grupos religiosos, tem o direito de viver em igualdade de condições. "Entendo que o conceito de Estado laico é este", afirmou o professor.
Para ele, a Igreja, tem duas missões fundamentais neste tipo de Estado. "Trabalhar pela livre conversão das almas à fé cristã, e de outro lado, lutar pela adoção dos preceitos adotados pela ética, predominantemente aceita como Direitos Humanos". Tais direitos, segundo Comparato, se fundam "na iminente dignidade do ser criado, segundo à fé bíblica, à imagem e semelhança de Deus". Após a apresentação, os bispos realizaram intervenções para aprofundamento do tema.
Fonte: www.cnbb.org.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário