Entrevista com o atual diretor de marketing da Paulus no Brasil
Por Thácio Siqueira
BRASILIA, sábado, 31 de março de 2012 (ZENIT.org) – No interesse de apresentar aos nossos leitores o trabalho das editoras católicas que atuam no Brasil, Zenit entrevistou o Pe. Zulmiro Caon, sacerdote paulino, formado em teologia pelo ITESP e filosofia pelo Seminário Redentoristas da Raposo Tavares, também em São Paulo. Atualmente é diretor de marketing da PAULUS editora no Brasil. Publicamos aos nossos leitores a entrevista que apresenta a editora, sua linha editorial, história, e principais desafios.
****
Como e quando foi a fundação da PAULUS? Tem ligação com uma Congregação Religiosa?
Pe. Zulmiro Caon: Tiago Alberione, nosso fundador, nasceu em São Lourenço de Fossano, Itália, no dia 4 de abril de 1884. Iniciou sua vida religiosa aos 6 anos, quando afirmou que queria ser padre. Frente a tantas mudanças sociais, ele sonhava em fazer algo por Deus e pela humanidade do novo século. Em 20 de agosto de 1914, concretizou esse sonho com o início da Escola Tipográfica Pequeno Operário, na cidade de Alba, Itália, que mais tarde seria chamada de Pia Sociedade de São Paulo — PAULUS, instituição religiosa que tem por missão evangelizar com a ajuda da imprensa e dos meios multimediais.
BRASILIA, sábado, 31 de março de 2012 (ZENIT.org) – No interesse de apresentar aos nossos leitores o trabalho das editoras católicas que atuam no Brasil, Zenit entrevistou o Pe. Zulmiro Caon, sacerdote paulino, formado em teologia pelo ITESP e filosofia pelo Seminário Redentoristas da Raposo Tavares, também em São Paulo. Atualmente é diretor de marketing da PAULUS editora no Brasil. Publicamos aos nossos leitores a entrevista que apresenta a editora, sua linha editorial, história, e principais desafios.
****
Como e quando foi a fundação da PAULUS? Tem ligação com uma Congregação Religiosa?
Pe. Zulmiro Caon: Tiago Alberione, nosso fundador, nasceu em São Lourenço de Fossano, Itália, no dia 4 de abril de 1884. Iniciou sua vida religiosa aos 6 anos, quando afirmou que queria ser padre. Frente a tantas mudanças sociais, ele sonhava em fazer algo por Deus e pela humanidade do novo século. Em 20 de agosto de 1914, concretizou esse sonho com o início da Escola Tipográfica Pequeno Operário, na cidade de Alba, Itália, que mais tarde seria chamada de Pia Sociedade de São Paulo — PAULUS, instituição religiosa que tem por missão evangelizar com a ajuda da imprensa e dos meios multimediais.
Junto com a PAULUS, Alberione fundou uma grande família religiosa, a família paulina, que compreende, além da Pia Sociedade de São Paulo, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo — Paulinas, a Pia Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor — Pastorinhas e a Congregação Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações — Irmãs Apostolinas.
2- Quantas lojas a PAULUS tem no mundo?
Pe. Zulmiro Caon:Atualmente a PAULUS está em 33 com editoras, inúmeras livrarias, produções jornalísticas e musicais, programas de rádio, audiovisuais, multimídia, centros de estudo, pesquisa e formação.
3- Qual é a sua linha editorial?
Pe. Zulmiro Caon: Atuamos nas seguintes áreas: Autoajuda, Bíblica, Comunicação, Educação, Espiritualidade, Filosofia e Ciências Humanas, Infantojuvenil, Pastoral, Catequese e Liturgia, Psicologia, Saúde, e Teologia. Além disso, temos dicionários, CDs, DVDs e diversos periódicos.
4- No Brasil, quando foi que a PAULUS chegou?
Pe. Zulmiro Caon: Em 1931, a Pia Sociedade de São Paulo chega ao Brasil com os pioneiros Pe. Xavier Boano e Sebastião Trosso. Uma vez instalados, a primeira ação dos paulinos foi assumir o jornal La Squilla, dirigido à colônia italiana em São Paulo. Dá-se assim início à missão da PAULUS no país. Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação da marca. O designer italiano Giorgetto Giorgiano criou a logomarca atual em 1993, que passou a ser usada em todos os países. A nova proposta expressa a missão da PAULUS, pois representa o encontro do ser humano com Deus e o reconhecimento dos valores humanos por meio da identificação com Cristo Caminho, Verdade e Vida. No Brasil, o lançamento da nova marca aconteceu em agosto de 1994.
5- Para que um escritor envie um livro para a PAULUS publicar, como deve fazer?
Pe. Zulmiro Caon:Deve contatar a editora por e-mail ou telefone. Depois do primeiro contato, o autor envia os originais, que serão avaliados pelo departamento editorial. Após um prazo de aproximadamente três meses, a obra, depois de analisada e estando dentro dos parâmetros da linha editorial da PAULUS, entra no processo de produção. Ela será diagramada, revisada, ganhará capa e, após liberação do próprio autor – que sempre é informado sobre o processo de produção do livro – vai para a gráfica para ser impressa.
6- Neste ano de 2012, qual tem sido a publicação mais vendida?
Pe. Zulmiro Caon:Além dos nossos periódicos, um dos destaques da editora, a publicação mais vendida é a Bíblia Sagrada – Média Capa Cristal – Edição Pastoral.
2- Quantas lojas a PAULUS tem no mundo?
Pe. Zulmiro Caon:Atualmente a PAULUS está em 33 com editoras, inúmeras livrarias, produções jornalísticas e musicais, programas de rádio, audiovisuais, multimídia, centros de estudo, pesquisa e formação.
3- Qual é a sua linha editorial?
Pe. Zulmiro Caon: Atuamos nas seguintes áreas: Autoajuda, Bíblica, Comunicação, Educação, Espiritualidade, Filosofia e Ciências Humanas, Infantojuvenil, Pastoral, Catequese e Liturgia, Psicologia, Saúde, e Teologia. Além disso, temos dicionários, CDs, DVDs e diversos periódicos.
4- No Brasil, quando foi que a PAULUS chegou?
Pe. Zulmiro Caon: Em 1931, a Pia Sociedade de São Paulo chega ao Brasil com os pioneiros Pe. Xavier Boano e Sebastião Trosso. Uma vez instalados, a primeira ação dos paulinos foi assumir o jornal La Squilla, dirigido à colônia italiana em São Paulo. Dá-se assim início à missão da PAULUS no país. Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação da marca. O designer italiano Giorgetto Giorgiano criou a logomarca atual em 1993, que passou a ser usada em todos os países. A nova proposta expressa a missão da PAULUS, pois representa o encontro do ser humano com Deus e o reconhecimento dos valores humanos por meio da identificação com Cristo Caminho, Verdade e Vida. No Brasil, o lançamento da nova marca aconteceu em agosto de 1994.
5- Para que um escritor envie um livro para a PAULUS publicar, como deve fazer?
Pe. Zulmiro Caon:Deve contatar a editora por e-mail ou telefone. Depois do primeiro contato, o autor envia os originais, que serão avaliados pelo departamento editorial. Após um prazo de aproximadamente três meses, a obra, depois de analisada e estando dentro dos parâmetros da linha editorial da PAULUS, entra no processo de produção. Ela será diagramada, revisada, ganhará capa e, após liberação do próprio autor – que sempre é informado sobre o processo de produção do livro – vai para a gráfica para ser impressa.
6- Neste ano de 2012, qual tem sido a publicação mais vendida?
Pe. Zulmiro Caon:Além dos nossos periódicos, um dos destaques da editora, a publicação mais vendida é a Bíblia Sagrada – Média Capa Cristal – Edição Pastoral.
Nenhum comentário :
Postar um comentário