03/04/2012

Movimento Terra das Tribos promove encontro para debater realidade planetária


Na linha da premissa de “pensar globalmente e agir localmente”, o Movimento Terra das Tribos vai reunir este mês em Fortaleza representantes de diversas áreas de pensamento para “um encontro de transcendência e unidade, marcado pela intenção de construirmos juntos os alicerces de uma nova Terra”, como anunciam os organizadores. Será o 1º Encontro de Todas as Tribos – Convivendo com a nova realidade, a ser realizado nos dias 28 e 29 de abril, na Casa de José de Alencar em Messejana. As inscrições já estão abertas.
Um dos integrantes da comissão organizadora do encontro é o psicólogo transpessoal Luís Fernando Morais. A idéia, afirma ele, é conversar sobre o atual momento planetário marcado por transformações cada vez mais rápidas e profundas em todos os níveis: econômico, social, ambiental, espiritual. No encontro, segundo ele, a intenção é dar um primeiro passo para unir diferentes pessoas em Fortaleza que estão trabalhando por um mundo melhor para conversarem sobre alternativas de convivência com essas transformações globais.
Para debater essas mudanças, foram programadas quatro mesas redondas. A primeira tem como tema “2012: Tempo de despertar”, com as participações dele, de Mark Collins (astrólogo) e Ronald Batista (estudioso de esoterismo). A segunda é sobre “Ciência e espiritualidade” estarão Harbans Arora (físico e um dos fundadores da Universidade Internacional da Paz-Unipaz, no Ceará), Kelma Mattos (coordenadora do grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará) e Carol Terigher (psicóloga).
A terceira mesa enfocará o “Retorno ao sagrado”, com Marcos Treigher (historiador e terapeuta), Paula Santos (terapeuta holística e ligada à permacultura) e Inês Cabral (da Organização Sathya Sai Baba) e, por último, a mesa “Construindo a nova Terra”, com participações de Neda Mattos (do Instituto Visão Futuro-Ceará), Stéfano Gradi (terapeuta de florais) e Cláudia Pessoa (terapeuta ocupacional).
Segundo ele, chama atenção o fato de questões econômicas e ambientais, por exemplo, serem tratadas de maneira sensacionalista e alarmistas ou não serem discutidas como se deve. “Falamos em aquecimento global e continuamos poluindo, gastando água mais que o necessário”, observa. Para quem aposta na destruição do planeta pelo próprio ser humano, Fernando cita Gandhi: “Seja a mudança que você quer no mundo”, porque, para o psicólogo, o que a humanidade está vivenciando não é o fim do mundo e sim uma transformação positiva para um planeta melhor”, acredita ele.
As inscrições para o 1º Encontro de Todas as Tribos – Convivendo com a nova realidade podem ser feitas no Espaço Viver (Rua Silva Paulet, 1325 – Aldeota – fone: 85 3224 3966) e no Espaço Trimurthi (Rua Joaquim Lima, 345 – Papicu – fone: 85 3023 4321).
Saiba mais
O Movimento Terra das Tribos surgiu no final do ano passado, a partir de encontros de meditação no espaço que o psicólogo mantém no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Os integrantes são de diversas áreas – economia, psicologia, educação, terapia ocupacional e terapias holísticas. As reuniões acontecem aos domingos, às 18h, e o endereço é Rua do Sol, 1000, bairro Cararu – Eusébio.
Mais informações: Luís Fernando Morais, psicólogo e integrante do Movimento Terra das Tribos – (fone: 85 9696 6713)
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Nenhum comentário :

Postar um comentário