04/04/2012

Roberto Carlos apresenta imagens em 3D de seu show em Jerusalém

No próximo dia 10, show sairá em CD duplo, em DVD e no iTunes.
Trechos em 3D mostrados nesta terça em SP vão estar na versão blu-ray.

Cauê MuraroDo G1, em São Paulo
1 comentário
A apresentação que Roberto Carlos fez em Jerusalém, em setembro do ano passado, será lançada em DVD, CD duplo e em formato digital no próximo dia 10. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (3), durante a exibição de alguns trechos do espetáculo gravados em 3D — eles integram um blu-ray cuja data de lançamento não está definida.
O evento aconteceu num cinema de São Paulo e teve convidados como a apresentadora Hebe Camargo, o cantor Daniel, as cantoras Zizi e Luiza Possi, integrantes da banda Fresno e Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, dentre outros.
Da esq. para a dir.: Dody Sirena, empresário do cantor; Alexandre Schiavo, presidente da Sony; e o cantor Roberto Carlos posam para os fotógrafos (Foto: Cauê Muraro/G1)Da esq. para a dir.: Dody Sirena, empresário do cantor; Alexandre Schiavo, presidente da Sony; e o cantor Roberto Carlos posam para os fotógrafos (Foto: Cauê Muraro/G1)
O cantor participou da sessão e, na saída, recebeu homenagens da sua gravadora, a Sony Music, e da Globo Marcas, parceiras na realização do espetáculo. Durante alguns minutos, ele posou para fotos e atendeu a imprensa.
Perguntado pelo G1 sobre o próximo disco de inéditas — que, segundo seu empresário dissera pouco antes, está previsto para dezembro —, o cantor comentou: "Não sei se consigo fazer um disco [de canções inéditas] tão rápido". Questionado ainda se entrará em estúdio para gravação do material após o encerramento de sua turnê internacional, que começa já em abril, o cantor preferiu não responder.
As imagens exibidas no cinema, em três dimensões, fazem parte somente da edição especial em blu-ray. Ao contrário das versões em CD e em DVD, esta última não tem dia certo para chegar às lojas. A narração do princípio da sessão falava que o material estará à venda "em breve". 
 
Mãe e filha, as cantoras Zizi e Luiza Possi estiveram no lançamento do CD e DVD 'Roberto Carlos em Jerusalém', em São Paulo (Foto: Cauê Muraro/G1)Mãe e filha, as cantoras Zizi e Luiza Possi
(Foto: Cauê Muraro/G1)
Poliglota
Segundo Alexandre Schiavo, presidente da Sony, o blu-ray "ainda está em fase de finalização". "A gente ainda está trabalhando nos extras, e depende da aprovação do Roberto. Eu creio que vai estar [disponível] mais perto do Natal", declarou Schiavo em entrevista ao G1, antes de a sessão começar.
Os segmentos apresentados nesta terça trouxeram breves registros de locações históricas de Jerusalém e, adiante, algumas músicas. Vieram, então, "Emoções", "Além do horizonte", "Detalhes" — esta, cantada em quatro idiomas —, um cover de "Unforgettable" — agora, apenas em inglês — e "Jerusalém toda de ouro" — em hebraico.
No próximo dia 19, dia do aniversário do cantor, outros 35 álbuns do catálogo de Roberto Carlos também estarão disponíveis para donwload no iTunes — oito álbuns do cantor, gravados na década de 1960, já haviam sido lançados digitalmente em dezembro do ano passado. De acordo com Schiavo, trata-se de um conjunto de ações: "O CD 'Roberto Carlos em Jerusalém' vai ser lançado no mundo inteiro simultaneamente, através do iTunes. É a primeira vez que isso acontece".
O presidente da gravadora cita ainda, como componente extra, a reunião "da história dos videoclipes das músicas de Roberto Carlos". "Esses videoclipes nunca foram postos para exibição, a não ser quando passaram na televisão", afirma.  "A gente recuperou esses videclipes, são 16. Eles têm um conteúdo histórico muito rico e vão estar disponíveis no iTunes. Esse é o grande ano, em termos de tecnologia, para o Roberto."
Roberto Carlos ganhará ainda um novo site oficial, que, segundo o executivo, foi feito pela equipe da Sony sediada em Nova York. Sem previsão de lançamento, a nova página do cantor na internet vai contar com um sistema de integração com redes sociais e trazer conteúdos exclusivos e raridades, como fotos de arquivo pessoal e vídeos, além da agenda de shows e notícias. Por meio do portal, fãs poderão enviar mensagens, assinar uma newsletter, compartilhar conteúdo e comprar produtos (físicos e digitais) e ingressos para shows.
O cantor Daniel esteve no lançamento do CD duplo e do DVD 'Roberto Carlos em Jerusalém', em São Paulo (Foto: Cauê Muraro/G1)O cantor Daniel (Foto: Cauê Muraro/G1)
Turnê e novo discoTambém antes do início da sessão prévia com imagens do blu-ray, Dody Sirena, empresário de Roberto Carlos, adiantou que sua equipe trabalha agora com a possibilidade de repetir um show internacional nos moldes deste de Jerusalém. Tudo está programado, assegura o empresário, para que isso tenha início em setembro do ano que vem: "As negociações estão em andamento, mas não tem nada assinado".
Ela diz que "a intenção é circular pelo mundo", mas com uma proposta diferente daquela já vista no cruzeiro temático Emoções em Alto Mar, projeto que acontece sempre em fevereiro. "A partir do ano que vem, a ideia é, todo mês de setembro, aproveitando o feriadão de 7 de setembro, irmos para algum país [fazer um show como o de Jerusalém]", disse ao G1. "Nós vamos tentar nos superar, em algum outro lugar histórico. Itália é o provável [primeiro destino]." Outro local que está sendo considerado é a Índia.
Dody afirma, entretanto, que esses são mesmo planos para 2013. Por agora, o foco é na turnê internacional que começa em abril, no dia 26, em Lima, capital peruana. Segundo datas divulgadas pela assessoria de imprensa do cantor, a excursão prevê outras 15 datas, passando por México, EUA e Porto Rico. O roteiro incial se encerra em Los Angeles, no dia 16 de junho.
Após a viagem, prossegue Dody, Roberto Carlos "vai se dedicar para gravar um disco de músicas inéditas, que ele está prometendo há tanto tempo". É o mesmo álbum sobre o qual o cantor pouco falaria ao término da sessão no cinema. 
O show
Roberto Carlos se apresentou para aproximadamente cinco mil pessoas no Sultan's Pool, em Jerusalém, em 7 de setembro de 2011. Acompanhado de sua orquestra sob a regência do maestro Eduardo Lages, e de 12 músicos israelenses, o espetáculo contou ainda com a participação de um coral formado por 30 pessoas durante a canção "Jerusalém toda de ouro", interpretada em hebraico, e outro com 30 crianças ao final do show.

Com direção de Jayme Monjardim, apresentação da jornalista Glória Maria e produção musical de Guto Graça Mello, a apresentação mobilizou cerca de 500 profissionais durante dois meses de ensaios.
Já o blu-ray incluirá um documentário da viagem de Roberto Carlos pela Terra Santa, incluindo sua passagem por locais históricos como a Basílica do Santo Sepulcro, o Jardim das Oliveiras, o Sítio Arqueológico Ha'Ofel, o Muro das Lamentações e o Monastério de São Jorge.

Nenhum comentário :

Postar um comentário