16/05/2012

Paraplégica completa maratona 'caminhando'


A inglesa Claire Lomas usou um exoesqueleto que permitiu que ela caminhasse sobre as próprias pernas

por Redação Galileu

Editora Globo
Claire sendo premiada após completar a prova // Crédito: Reprodução YouTube
Maratonas para pessoas com deficiência física não são novidade. Mas a forma com que a inglesa Claire Lomas completou a prova de 42 km de Virgin London, com certeza, é inédita. A quiropata de 32 anos, paralisada da cintura para baixo desde 2007, conseguiu caminhar o percurso inteiro, com a ajuda de um exoesqueleto – invenção batizada de Rewalk.
Criada por um médico israelense, a ReWalk é a primeira tecnologia desse tipo a ser comercializada. Ela é, basicamente, um suporte para os membros com motores em cada junta e com vários sensores, todos controlados por um computador central. Movida a baterias recarregáveis, a máquina trabalha a partir de algoritmos complexos, que analisam o movimento corporal do usuário e produzem diferentes tipos de reação – como caminhar, pular ou subir escadas.
Lomas, que ficou paralisada da cintura para baixo após cair de um cavalo em movimento, foi a primeira pessoa a completar um longo percurso com o equipamento. Comprometida a terminar a maratona caminhando, ela demorou 16 dias para finalizar a prova, já que a bateria da ReWalk permitia que ela caminhasse cerca de 3,5km por dia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário