04/05/2012

Sarkozy se aproxima de Hollande a 2 dias do 2º turno, dizem pesquisas


Apesar da aproximação, vantagem do socialista ainda é confortável.
Para maioria dos franceses, atual presidente foi perdedor do único debate.

Do G1, com agências internacionais
Comente agora
Duas pesquisas divulgadas nesta sexta-feira (4) mostraram o presidente francês,Nicolas Sarkozy, se aproximando do rival socialista François Hollande nas intenções de voto a dois dias do segundo turno da eleição presidencial.
As sondagens foram feitas após o debate televisionado entre os dois candidatos, na quarta-feira, em que, segundo analistas, Sarkozy não conseguiu se impor sobre o favorito socialista.
Uma sondagem do instituto BVA mostrou Hollande com 52,5% dos votos, 2 pontos a menos do que no final de abril, e Sarkozy com 47,5%, ou seja, 2 pontos a mais.
Uma outra pesquisa, da TNS-Sofres, aponta 53,3% para Hollande, uma queda de 1,5 ponto porcentual em relação à semana passada enquanto Sarkozy estava com 46,5% - um aumento de 1,5 ponto porcentual.
A maioria dos consultados pela BVA considera que Hollande foi mais convincente no debate, tendo 40% dito que ele se saiu melhor enquanto 31% preferiram o desempenho de Sarkozy.
Quatro pesquisas realizadas depois do debate na TV mostraram o presidente francês ganhando terreno.
Militante pró-Sarkozy cola cartaz do presidente sobre cartaz do rival socialista François Hollande nesta quinta-feira (3) em Montgermont (Foto: AFP)Militante pró-Sarkozy cola cartaz do presidente sobre cartaz do rival socialista François Hollande nesta quinta-feira (3) em Montgermont (Foto: AFP)
Uma outra sondagem feita em parte antes e em parte depois da disputa na TV, indicou que a vantagem de Hollande caiu para 5 pontos porcentuais.
Apesar dos avanços de Sarkozy nos últimos dias, Hollande ainda mantém uma vantagem confortável, já que a média das pesquisas indica que ele venceria por uma margem de 6 pontos porcentuais.
As chances de Sarkozy se manter no poder diminuíram esta semana depois que ele não obteve o apoio de dirigentes de partidos da extrema direita e do centro político.
A líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, anunciou que votará em branco e o centrista François Bayrou afirmou na quinta-feira que dará seu voto a Hollande.

Nenhum comentário :

Postar um comentário