09/05/2012

Seminário Estadual da Pastoral Afrobrasileira


E-mailImprimirPDF
pastoralafroriograndedosul2012Com o tema “Ações afirmativas e políticas públicas para o povo negro”, aconteceu nos dias 5 e 6 de maio o Seminário Estadual da Pastoral Afro do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul). O evento aconteceu no Centro de Pastoral da Paróquia Rede de Comunidades São José, em Gravataí (RS) e contou com representantes de diversas dioceses do estado, com a participação do bispo referencial da Pastoral Afrobrasileira, dom Gílio Felício e do bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.
A temática iniciou com relato de representante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Rosângela Gafforelli, sobre a ação da Comissão com os imigrantes do Haiti que chegaram ao estado em busca de trabalho. Os haitianos presentes no encontro também fizeram relatos da tragédia que atingiu o país após o terremoto ocorrido em 2010, a busca pela reconstrução, por trabalho e melhores condições de vida em países como o Brasil.
A professora Vera Triumpho falou sobre “Pastoral Afro no Rio Grande do Sul: uma história de ações afirmativas” resgatando a caminhada e os desafios da Pastoral Afro no estado. O tema “Trabalho inclusivo nos quilombos: um desafio à Pastoral Afro” foi abordado pela professora Eva Pinheiro e por Joel dos Santos. Outro tema trabalhado foi “Saúde da População Negra: um trabalho árduo e ainda pouco visível”, abordado por Carmem Susana de Lima, Stênio Rodrigues e José Maria Weist. A professora Nilda Alves, ao abordar o tema “Educação Étnica racial no Brasil”, falou de sua experiência como educadora e a prática pedagógica realizada em sala de aula com a educação infantil. Já a professora Adiles Lima, abordou o tema enfatizando a importância da Pastoral Afro para a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório nas escolas o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileiras. Sobre ações afirmativas na educação e no mundo do trabalho, a estudante Ana Maria Rodrigues dos Santos e a trabalhadora Tatiane Quirino fizeram relato que emocionou os participantes do encontro e confirmaram a importância de tais ações. No encerramento do Seminário, o coordenador da Pastoral Afro do Regional Sul 3 da CNBB, Olídio Mendes, reafirmou a importância do engajamento e fortalecimento da Pastoral no estado.
Impulsionados pelas palavras de dom Gílio, na missa realizada durante o evento, os participantes seguiram para suas dioceses com a missão e o compromisso profético de fortalecimento da caminhada da Pastoral Afro na luta pela construção do Reino de Deus, que quer igualdades de direitos, justiça e felicidade para todos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário