05/06/2012

Como ressocializar crianças e adolescentes em conflito com a lei?


Estatísticas oficiais dão conta que 85% de casos de reincidência em atos infracionais são praticados por jovens que passaram por alguma das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.  Como fica então o desafio de ressocializar esse jovens? Qual deve ser o perfil e a atuação do educador diante do problema? Essas são questões propostas pelo IV Seminário Direitos da Criança e do Adolescente: Todos devem conhecer, que está com inscrições abertas e se realizará nos dias 14 e 15 de junho, no auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Quem promove o encontro é o a Rede de Educadores em Defesa da Criança e do Adolescente (Reeduca), projeto de extensão, e estudantes da disciplina Direitos Humanos do Curso de Pedagogia noturno da UFC, com apoio do Setor de Jornalismo do Sistema Verdes Mares e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
De acordo com a comissão organizadora, o programa do encontro terá palestras, depoimentos e apresentação de trabalhos.  A forma como a comunicação mostra a questão dos jovens em conflito com a lei também poderá ser analisada pelos participantes por meio da exibição de reportagens que mostram o cotidiano de educandos privados de liberdade ou em regime de semi-liberdade.
 
A partir do que for apresentado, os presentes irão discutir o processo histórico das medidas socioeducativas e problematizarão a lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que instituiu o Sistema nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Ao mesmo tempo em que os organizadores têm a proposta de desconstruir “uma imagem socialmente elaborada destes sujeitos (crianças e jovens), que são reconhecidos como sujeitos de direitos”, pretendem também “informar e formar novos educadores sensíveis ao processo educativo desenvolvido nos centros educacionais para adolescentes em conflito com a lei”.
As inscrições podem ser feitas mediante a taxa simbólica de R$ 5,00 e um quilo de alimento não perecível a ser doado para o Grupo Espírita Casa da Sopa.
Saiba a programação: 
14 de Junho de 2012 (Quinta-feira) -  17h30min: credenciamento; 18h30min: apresentação do Seminário: Jesuana Prado; 18h40min: apresentação artística Cantar é Viver; 18h50min: série de reportagens do Jornal CETV: “Adolescência Roubada”; 19h20min: mesa redonda: O que são as medidas socieducativas e trabalhos em defesa/promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes com: representante da Defensoria Pública (Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e representante do CEDECA; 20h: debates; 20h20min: mesa redonda: Adolescência e ressocialização com: Aurilene Vidal (Pastoral do Menor), Maria Leonaide Bezerra (Coord. Pedagógica das Medidas Sócio-Educativas / STDS); 21h: debates; 21h20min: avaliação.

15 de Junho de 2012 (Sexta-feira) - 18h30min: Exibição do vídeo “Batendo a ideia desse jogo doido”; 18h50m: Direitos Humanos e as medidas socioeducativas - Renato Roseno (advogado na área de Direitos Humanos) 19h20min: debate; 19h40min: apresentação do SINASE: Lilliane Dantas e Catarina Barros; 20h: Ação do Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho - Rejane Bezerra (coordenadora) 20h20min: apresentações dos profissionais dos Centros Educacionais - Centro Educacional São Miguel; Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (privação de liberdade masculino); Centro Educacional Mártir Francisca (semiliberdade masculino); 21h20min: debate; 21h30min: avaliação e encerramento.
Com informações da Comissão Organizadora do Seminário: Contatos: Profª Ercília Braga, do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação/UFC - (fone: 85 3366 7674) / Francisco Jahannes  (fone: 85 8779 4026) e Liliane Dantas (fone: 85 8828 1040).

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário