29/06/2012

Comunidade internacional tem de intensificar apoio


MUNDO
Síria
Texto Miguel Marujo | Foto Lusa | 29/06/2012 | 09:00
As agências humanitárias das Nações Unidas e os seus parceiros lançaram um apelo de 193 milhões de dólares para ajudar o número crescente de refugiados sírios nos países vizinhos da Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque
IMAGEM
“Os Governos e as comunidades locais do Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia têm mostrado uma enorme generosidade e hospitalidade aos refugiados da Síria”, sublinhou Panos Moumtzis do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR). A verba de 193 milhões de dólares (154,6 milhões de euros) “é essencial para que a comunidade internacional intensifique o seu apoio às operações de socorro para os refugiados”.

Nos últimos três meses, as agências humanitárias têm registado uma média de mais de 500 refugiados sírios por dia. Segundo o ACNUR, mais de 96 mil sírios foram registados ou assistidos nos países vizinhos, com os números a duplicarem desde março, mês em que se agravou a situação no terreno. O organismo estima que o número possa duplicar de novo até ao final do ano.

“Cerca de 75 por cento dos refugiados sírios são mulheres e crianças. A maioria estão inteiramente dependentes de uma ajuda humanitária que é o seu ‘salva-vidas’”, sublinhou Moumtzis, que é coordenador regional do ACNUR para os refugiados sírios. Até à data, o apelo resultou apenas num financiamento de 26 por cento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário