27/06/2012

Eleições: novo presidente do Instituto para as Obras de Religião - Banco do Vaticano


Conselho de Supervisão do Banco encontrou-se com comissão de cardeais com funções de vigilância

Cidade do Vaticano, 27 jun 2012 (Ecclesia) – A Conselho de Supervisão do Instituto para as Obras de Religião (IOR), comummente conhecido como Banco do Vaticano, reuniu-se hoje com a comissão de cardeais com funções de vigilância sobre a instituição, revelou a Santa Sé.
Em cima da mesa, assinala o comunicado divulgado na internet, esteve a definição de critérios de “profissionalismo e experiência universalmente reconhecidos” tendo em vista a escolha de um novo presidente para o IOR.
O anterior detentor do cargo, Gotti Tedeschi, foi afastado no último dia 24 de maio, após uma reunião do Conselho de Supervisão em que se aprovou “uma moção de desconfiança ao presidente” e se recomendou a cessação do seu mandato.
“Bento XVI segue de perto a atual situação do Instituto para as Obras de Religião e é constantemente informado”, refere a Santa Sé, pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, que preside à comissão cardinalícia de vigilância.
O presidente deposto tinha sido nomeado em 2009, após Bento XVI ter decidido adaptar o IOR às regras internacionais de transparência financeira.
IOR não é um banco no sentido comum do termo, mas uma entidade que administra os bens das instituições católicas, aplicando os lucros no apostolado religioso e caritativo; tem personalidade jurídica canónica e sede na Cidade do Vaticano.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário