08/06/2012

FORTALEZA CELEBRA CORPUS CHRISTI


Milhares de católicos lotaram os templos da Capital para celebrar o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, durante todo o dia de ontem. Uma das comemorações que reuniu mais pessoas foi a que aconteceu na Paróquia de São Benedito, no Centro da cidade. A missa, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, reuniu cerca de cinco mil fiéis. 

A contadora Maria Eliane Sena, 55, é da cidade de Aracati e está em Fortaleza para realizar alguns exames. Aproveitou o feriado para louvar a Deus e pagar uma promessa que estava devendo a São Benedito desde 2003, ano em que sua filha passou no vestibular para Direito ."Hoje, ela já está formada, passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, há pouco tempo, foi aprovada em um concurso público. São muitas bênçãos para agradecer", destaca, falando da emoção de poder "alimentar o espírito com o Corpo e o Sangue de Cristo". Também emocionado, o militar reformado Raimundo Cassiano de Sousa considera o feriado de Corpus Christi um dia especial. Ele, que fez a Primeira Comunhão e a Crisma na Paróquia de São Benedito, renova a fé todas as vezes que participa de celebrações referentes à data. "Tenho certeza de que Jesus Cristo morreu por nós e ressuscitou ao terceiro dia. Ele está presente no pão e no vinho para nos dar força para caminhar", considera Raimundo Cassiano.

Memória

Durante a homilia, dom José Antonio falou sobre a importância de celebrar a presença de Jesus na eucaristia e lembrou aos fiéis o mandamento de Cristo na última ceia com os discípulos, antes de ser morto na cruz. "Ele ordenou que nós fizéssemos isto em memória Dele. A gente precisa entender que o pão não é pão, nem o vinho é vinho. Nossos olhos nos enganam. É o Corpo e o Sangue de Jesus, é Ele vivo. Como Cristo está com o Pai no céu, assim também está no meio de nós", declarou o religioso. Depois da missa na Paróquia de São Benedito, os fiéis, com cânticos, palmas e orações, saíram em procissão pelas ruas do Centro até a Igreja do Carmo, onde houve a segunda bênção do Santíssimo Sacramento. Depois, a multidão seguiu até a Catedral Metropolitana de Fortaleza para receber a terceira e última bênção. Para os cristãos católicos, o número três representa a plenitude de Deus.

Visita a hospitais

Na Paróquia de Cristo Rei, no bairro Aldeota, após a celebração eucarística, por volta das 17h, os fiéis foram com o Santíssimo Sacramento até os hospitais Gênesis e Cura D´Ars, onde os doentes receberam de religiosos a bênção da saúde. Neste templo de Fortaleza, desde 2005, as pessoas se juntam para produzir o Tapete das Pastorais, uma tradição em diversas igrejas do Brasil. O tapete representa o carinho do cristão em construir o caminho para Jesus passar, por meio do Santíssimo Sacramento. Os católicos acreditam que o objeto, no momento em que é confeccionado, reascende a chama da integração pastoral nos corações de quem produz. Na Paróquia de Cristo Rei, o tapete ficará exposto à visitação até o próximo domingo, dia 10. Em todos os anos, o dia de Corpus Christi é celebrado na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.



Fonte: Diário do Nordeste


Repórter: Raone Saraiva

Nenhum comentário :

Postar um comentário