28/06/2012

Nhá Chica: Nova beata do Brasil


Milagre atribuído a «Nhá Chica» entre os decretos que reconhecem ainda 155 martírios na Guerra Civil Espanhola

Cidade do Vaticano, 28 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI aprovou hoje a publicação do decreto que abre caminho à beatificação da leiga brasileira Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), conhecida como “Nhá Chica”.
O documento reconhece um milagre atribuído à intercessão da futura beata nascida no Estado de Minas Gerais e neta de escravas, que não sabia ler nem escrever.
Este reconhecimento encerra o processo que leva à beatificação de um fiel católico, penúltima etapa para a declaração da santidade.
A sala de imprensa da Santa Sé publicou ainda outros 16 decretos relativos a beatificações, com destaque para q declaração oficial do martírio de 155 fiéis durante a guerra civil espanhola (1936-1939).
Os documentos foram aprovados durante a audiência concedida pelo Papa ao cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos.
A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
Nos primeiros séculos da Igreja, o reconhecimento da santidade acontecia em âmbito local, a partir da fama popular do santo e com a aprovação dos bispos.
A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
Nos primeiros séculos da Igreja, o reconhecimento da santidade acontecia em âmbito local, a partir da fama popular do santo e com a aprovação dos bispos.

OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário