17/06/2012

Presidente da República evoca percurso de D. Albino Cleto


Mensagem de condolências de Cavaco Silva homenageia «sentido humanista de abertura ao mundo»

D.R. | D. Albino Cleto
Lisboa, 17 jun 2012 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa evocou o percurso de vida de D. Albino Cleto, bispo emérito de Coimbra falecido esta sexta-feira aos 77 anos, evocando-o como uma “personalidade de destaque” da Igreja Católica.
“D. Albino Cleto exerceu um magistério e uma ação pastoral marcantes, quer pelo seu sentido humanista de abertura ao mundo, quer pela clarividência com que, na linha do ensinamento do Concílio Vaticano II, soube ler os sinais dos tempos”, refere Aníbal Cavaco Silva numa mensagem de condolências à família do prelado, publicada pelo site da Presidência.
D. Albino Mamede Cleto, bispo de Coimbra entre março de 2001 e julho de 2011, faleceu esta sexta-feira no centro hospitalar da universidade conimbricense.
A 6 de dezembro de 1982 tinha nomeado bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, com o título de Elvira, por João Paulo II, e foi ordenado a 22 de janeiro de 1983, no Mosteiro dos Jerónimos.
O mesmo Papa polaco nomeou-o bispo coadjutor de Coimbra no dia 29 de outubro de 1997, tendo tomado posse no dia 11 de janeiro de 1998 e sucedido a D. João Alves três anos depois.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional da Cultura, assinalou que “a morte inesperada de D. Albino Mamede Cleto é uma perda significativa para a Igreja portuguesa”.
O falecido prelado desempenhou vários cargos na Conferência Episcopal Portuguesa, onde foi secretário e porta-voz, presidente das Comissões Episcopais de Liturgia e Educação Cristã e coordenador das Comemorações dos Cinco Séculos e Encontro de Culturas.
D. Albino Cleto foi também presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja e vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; atualmente fazia parte da Comissão Episcopal para a Liturgia e a Espiritualidade.
Natural da freguesia de São Pedro em Manteigas, na Diocese da Guarda, onde nasceu a 3 de março de 1935, Albino Mamede Cleto frequentou o seminário do Patriarcado de Lisboa, comunidade onde foi ordenado presbítero a 15 de agosto de 1959.
Em Lisboa fez parte da equipa formadora do Seminário de Almada como perfeito de estudos e Vice-Reitor; presidiu à comissão administrativa do Santuário de Cristo Rei; foi pároco da Paróquia da Estrela e membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra do Patriarcado.
O corpo de D. Albino Cleto vai estar hoje em câmara ardente na Sé Nova de Coimbra e o funeral está marcado para as 11h00 de segunda-feira, no mesmo local, com presidência de D. Virgílio Antunes, atual bispo da diocese.
O cortejo fúnebre segue depois em direção à terra natal do prelado, onde às 17h00 vai ser celebrada uma missa (Igreja de São Pedro – Manteigas) presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário