28/06/2012

Satélite da Nasa capta fenômeno atmosférico que lembra arco-íris


Chamado de Glória, anéis coloridos surgem quando sol brilha sobre nuvens.
Formação ocorreu na região da Ilha de Guadalupe, no México.

Do G1, em São Paulo
5 comentários
Uma camada de nuvens stratocumulus sobre o Oceano Pacífico, observada pelo satélite Aqua, da agência espacial americana (Nasa) captou um fenômeno atmosférico conhecido como Glória. A imagem foi feita na região da Ilha de Guadalupe, na costa Oeste do México.

O nome Glória refere-se à formação de anéis coloridos que lembram um arco-íris. Eles aparecem quando o sol brilha sobre uma cobertura de nuvens ou névoa e se formam quando gotículas de água dentro dessas nuvens dispersam a luz de volta para a fonte de iluminação, neste caso o Sol.

Outra característica notável nesta imagem são os vórtices turbulentos von Karman visíveis à direita da glória. A primeira vista, os vórtices lembram muito tornados.
Imagem captada pela Nasa mostra fenômeno atmosférico chamado Glória, que é a formação de anéis coloridos sobre uma camada de nuvens. (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem captada pela Nasa mostra fenômeno atmosférico chamado Glória, que é a formação de anéis coloridos sobre uma camada de nuvens. (Foto: Divulgação/Nasa)

Nenhum comentário :

Postar um comentário