13/06/2012

Veja como será feito o controle do espaço aéreo durante a Rio+20


G1
A Força Aérea Brasileira já está controlando o espaço aéreo do Rio de Janeiro, por causa da Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, que vai de 13 a 22 de junho. Haverá restrição e proibição do sobrevoo de aeronaves em algumas área, como informou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
Segundo o departamento, já foram emitidas as informações aeronáuticas, conhecidas como NOTAM (Notice to Airmen), sobre as medidas. O objetivo é aumentar a segurança do evento e das delegações com o menor impacto possível sobre o tráfego aéreo civil.
Arte espaço aéreo da Rio+20 (Foto: Arte/G1)
8 a 16 de junho
Já se encontra ativada uma área sobre o Riocentro, com altitude ilimitada e raio de 1 km, na qual estarão autorizados apenas o sobrevoo de aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos, previamente coordenadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). A área será expandida para 4km de raio a partir do dia 16.
16 a 23 de junho
Não deverá haver impacto para os aviões que se destinarem ou decolarem dos aeroportos Galeão e Santos Dumont durante todo o período da Conferência Rio + 20, mas serão proibidos voos turísticos, de instrução ou de reboque de faixas, além de planadores, asas-delta e balões. As aeronaves que se destinem a outras localidades serão desviadas pelo controle, a fim de não sobrevoarem o Rio de Janeiro. A partir do dia 18 de junho, algumas rotas visuais de aviões e helicópteros também ficarão suspensas em toda essa área.
Nesse período, o espaço aéreo permanecerá restrito em um raio de 100 km e a uma altitude de até seis mil metros em torno da cidade. Nesta área, somente serão autorizados voos regulares partindo ou chegando aos aeroportos do Rio de Janeiro e que cumpram os requisitos estabelecidos pelo COMDABRA, como, por exemplo, a prévia apresentação de um plano de voo.
Especificamente sobre o Riocentro, local de realização da Conferência Rio + 20, a área já ativada anteriormente, de 1 km de raio, terá seus limites expandidos para 4 km, onde será proibido voar a qualquer altitude, com exceção dos voos que partirem ou se destinarem ao aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.
20 a 23 de junho
A partir do dia 20 de junho, quando ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, as regras para o espaço aéreo serão mais rígidas. Permanecem as restrições anteriores, mas nesse período somente aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos poderão operar a partir do aeroporto de Jacarepaguá.
Também sobre o Riocentro, haverá outra área de voo proibido de 14 km de raio e até 6.000 metros de altitude, na qual só poderá haver sobrevoo de aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos, além de voos de transporte de Chefes de Estado.
Zona Sul
Local de hospedagem das delegações que participam da Rio + 20, a Zona Sul do Rio de Janeiro também terá regras específicas de controle do espaço aéreo. Da noite do dia 18 até a manhã do dia 23, a área que vai desde a Barra da Tijuca até o aeroporto Santos Dumont deverá permanecer com o espaço aéreo fechado para voos abaixo dos 6 mil metros de altitude. As únicas exceções, mais uma vez, são as aeronaves militares, de segurança pública e de serviços médicos, além dos voos de transporte de Chefes de Estado. Também estarão liberados os voos que partirem ou se destinarem aos aeroportos Santos Dumont e Galeão, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelos NOTAM.
Mudanças na rotina da cidadePara receber os mais de cem chefes de estados e outras 30 mil pessoas aguardadas para a Rio+20, a rotina da cidade terá de ser alterada. Aulas vão ser suspensas em escolas públicas e privadas e o sistema de transportes vai operar com toda a frota nas ruas.
As mudanças no trânsito já podem ser sentidas nesta quarta-feira (13), quando já estarão suspensas as faixas exclusivas e as interdições de vias para obras. As faixas reversíveis não vão funcionar nos dias 20, 21 e 22. A Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul, vai operar em mão única. Por ela, passarão as comitivas dos chefes de estado.
A CET-Rio aconselha a população a utilizar o transporte público já a partir do dia 18, quando começam a chegar os chefes de estado e será necessário interromper temporariamente o trânsito para a passagem das autoridades. Desta forma, espera-se reduzir os engarrafamentos.
O tráfego será mais afetado nas principais vias de ligação entre o Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e os hotéis, que ficam basicamente na Zona Sul e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, entre os dias 18 e 22.
Por medida de segurança, no dia 20 as avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, vão ser interditadas das 17h às 18h30 para a passagem dos chefes de estado do Riocentro para um evento na Arena da Barra.
A população deve dar preferência ao transporte público para circular pela cidade. Segundo a Secretaria de Transportes, ônibus, barcas, trens e metrô vão operar com a capacidade máxima, inclusive no fim de semana. Para os eventos, serão colocados 350 ônibus para levar os participantes credenciados. Esses ônibus vão partir de pontos estratégicos, como o shopping Riosul, em Botafogo, e passar pelas estações Cardeal Arcoverde e General Osório, do metrô.
Para que os visitantes possam circular com mais tranquilidade pelo Rio, não haverá aulas nas escolas públicas e privadas – de creches a estabelecimentos de ensino superior – nos dias 20, 21 e 22. Será ponto facultativo nesses dias nas repartições públicas municipais, estaduais e federais.
Rio+20 mapa (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário