18/07/2012

A rotina e o trabalho dos jornalistas internacionais - Leila Sterenberg, Geneton Moraes Neto e Rodrigo Bodstein


Novo programa da Globo News estreia no próximo domingo (22), às 23h.
Atração 'é para leigos em política internacional', diz Geneton Moraes Neto.

Do G1 RJ
3 comentários
Leila Sterenberg, Geneton Moraes Neto e Rodrigo Bodstein durante coquetel no Rio (Foto: Matheus Cabral/TV Globo)Leila Sterenberg, Geneton Moraes Neto e Rodrigo
Bodstein durante coquetel no Rio (Foto: Matheus
Cabral/TV Globo)
A rotina e o trabalho dos jornalistas internacionais que moram no Brasil e que levam as notícias do país para o resto do mundo serão destaque na programação da Globo News a partir do próximo domingo (22), quando estreia "'Clube dos Correspondentes". Apresentado por Leila Sterenberg, que idealizou o projeto juntamente com o jornalista Geneton Moraes Neto, o programa vai exibir reportagens e promover debates descontraídos a partir da visão crítica de fatos nacionais que estes profissionais transmitem ao planeta.
"Faz dois anos que estamos preparando este projeto. Acho que todos têm a curiosidade de saber o que os outros pensam da gente. Isso se aplica a pessoas e países. Neste programa, teremos uma chance de saber o que os jornalistas estrangeiros pensam sobre o Brasil", disse Geneton, que participou de um coquetel de apresentação do programa na noite desta terça-feira (17), num hotel da Zona Sul do Rio.
Ele destaca de que maneira os temas serão abordados na nova atração. "Não se trata de um programa sobre política internacional. Pelo contrário: digo que é um programa para leigos no assunto. E, especialmente, um programa que tenta descobrir as direrenças fascinantes que existem entre a visão brasileira e a visão dos estrangeiros sobre o nosso país."
Difícil tradução
Durante meses, Leila acompanhou de perto o trabalho de correspondentes de veículos internacionais como o “The New York Times”; dos Estados Unidos; o argentino “La Nación”, e o espanhol “El Pais”, para onde escreve o jornalista Francho Barón. Há seis anos e meio no Brasil, Barón ressalta a importância do debate promovido pelo programa.
"Será uma oportunidade de falarmos livremente e de maneira mais clara sobre as questões que envolvem nosso trabalho. Promete ser uma experiência interessante, pois será a primeira vez no Brasil que a palavra de um correspondente será encarada de uma forma íntegra", afirmou o jornalista, revelando a palavra mais difícil de se traduzir para o espanhol: "Saudade. É uma palavra maravilhosa, que tem um sentido único."
Leila Sterenberg recebe os correspondentes convidados no primeiro dos quatro programas do 'Clube dos Correspondentes' (Foto: Rafael França/TV Globo)Leila Sterenberg recebe os correspondentes convidados no primeiro dos quatro programas do 'Clube dos Correspondentes' (Foto: Rafael França/TV Globo)
O caráter informal e descontraído será uma das marcas do programa, como conta o editor Rodrigo Bodstein. "Dá pra perceber isso logo de cara, na disposição do cenário. É como se fosse uma sala de estar. A conversa acontece num ambiente meio lounge", diz Rodrigo. "A princípio serão quatro programas, sempre às 23h, no lugar do 'Manhattan Connection'. Mas, se tudo der certo, podemos estender essa temporada."
O programa de estreia vai contar com a participação, no estúdio, dos jornalistas Jeb Blount, da agência americana Reuters; do russo Alexander Krasnov, da R.I.A. Novosti; e do escocês Andrew Downie, que trabalha como correspondente freelancer de várias publicações, além do brasileiro Roberto Feith, que, durante anos, foi correspondente da Rede Globo no exterior.
Os jornalistas mostram onde moram, contam algumas das dificuldades que já passaram por conta da cultura e idiomas diferentes e explicam ainda como os leitores de seus países de origem enxergam o Brasil.
"O brasileiro sempre foi meio fascinado com o que vem de fora. Talvez a recíproca seja verdadeira. Acho que teremos muito a trocar e mostrar", conclui Leila Sterenberg.

Nenhum comentário :

Postar um comentário