19/07/2012

Filmes que anteciparam tragédias da vida real


 
Imprimir   Enviar por Email    Comentários
-
A vida imita a arte, já dizia um velho sábio. Se a máxima do mundo do entretenimento pode ser considerada uma boa teoria, quando ela é aplicada ao cinema passa de hipótese para verdade quase universal. Do que estamos falando? Dê uma olhada na seleção que fizemos de filmes que antecederam eventos da realidade e descubra. É de assustar.
-
Mera coincidência (1997) e o escândalo sexual e uma guerra
-
Políticos e escândalos sempre andaram juntos. E Barry Levinson sabia disso tão bem que decidiu fazer um filme sobre o tema, sem imaginar que seu longa viria bem a calhar com um momento importante na história americana. Em Mera Coincidência, o presidente dos Estados Unidos (Michael Belson) se envolve em um escândalo sexual a poucos dias da eleição. Para desviar as atenções da mídia e aumentar as chances de reeleição, o assessor do presidente (Robert De Niro) contrata um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para inventar uma guerra na Albânia, na qual o presidente ajudará a terminar.
-
Na véspera do lançamento dessa comédia de ironias a mídia descobriu o escândalo sexual de Bill Clinton e sua estagiária Mônica Lewinski. Em agosto de 1998, Clinton finalmente assumiu ao mundo o que tinha feito festinha na Casa Branca. Três dias depois tratou de ordenar um bombardeio no Afeganistão como medida preventiva contra ataques terroristas. A ação empurrou o escândalo para fora dos noticiários, com a força que só uma guerra consegue. Com o perdão do trocadilho, mera coincidência!
-
Chinatown (1974) e um segredo de família de Jack Nicholson
-
Roman Polanski quis, e conseguiu, fazer uma homenagem justa ao gênero noir. Mas acabou prestando também um favor ao ator escalado para viver o protagonista, Jack Nicholson. Um dos maiores segredos de Chinatown, revelado pelo investigador Jake Gittes (Nicholson) é que a personagem de Faye Dunaway foi estuprada pelo pai e deu a luz a uma criança, que foi criada como sua irmã.
-
E como a ficção imita a vida real, mesmo sem saber, após o lançamento do filme, um jornalista da Time estava pesquisando sobre a vida de Nicholson para um perfil elaborado e descobriu que os pais do ator eram, na verdade, seus avós, e sua irmã era sua mãe. A confusão toda aconteceu porque a mãe de Jack Nicholson era bailarina quando ficou grávida. O pai não quis assumir a criança e sumiu, por isso, e para que a mãe pudesse continuar com sua carreira, os avós do ator assumiram a criação e esconderam tudo embaixo do tapete. Até o jornalista descobrir tudo e contar praNicholson. Freaky!
-
Sem Suspeita (1995) e o acidente de Christopher Reeves
-
Em 1995, dois dias após o lançamento do filme Sem SuspeitaChristopher Reevessofre um acidente de cavalo que o deixaria paralisado do pescoço para baixo para o resto de sua vida. A triste coincidência? Pouca gente se lembra, mas no filme citado, o personagem de Reeves é um detetive que, após um tiro atravessar sua coluna espinhal, também perde os movimentos.
-
O filme nem fez tanto sucesso assim, mas durante a sua divulgação Reeves chegou a citar a preparação que realizou para viver o personagem, quando buscou entender meios de lidar com esse tipo de trauma e aprender sobre como é viver sob outras perspectivas. Primeiro na ficção, depois na realidade, o ator que se consagrou como o Superman, enfrentou os mesmos dramas em sua convivência com o mundo e consigo próprio. É claro que com pesos e medidas diferentes.
-
O Demolidor (1993) e o nome de um assassino
Los Angeles, 1996. O implacável policial John Spartan (Sylvester Stallone) consegue prender o psicopata Simon Phoenix (Wesley Snipes). Porém, durante a operação, acaba preso também e é condenado a ser congelado por setenta anos. Essa é a premissa de O Demolidor. Mas, o interessante, aqui no nosso caso, não é bem o enredo em si. A história pula, então, para o ano de 2032. Durante um take, uma lista é mostrada com “os criminosos mais famosos do século XX programados para a liberdade condicional”. Aí vem a parte bizarra: um dos nomes da lista é Scott Peterson.
-
-
Corta, pára, estamos agora falando da vida real. Dez anos depois do lançamento de O Demolidor, um americano mata a própria esposa que estava grávida de oito meses. Ficou preso até 2005, quando foi condenado e sentenciado à morte por injeção letal. O nome do assassino: Scott Peterson. É ou não é de arrepiar?
-
Jogo da Morte (1978) e a morte de Brandon Lee
Há quem diga que a família de Bruce Lee sofre de alguma maldição. E que isso, irremediavelmente aponta para a morte do famoso ator de artes marciais e de seu filho, Brandon Lee. Contudo, há quem cite apenas coincidência para explicar as circunstâncias da morte do filho do astro. Acontece que Brandon morreu em um set de filmagem em 1993, durante as gravações de O Corvo, ao levar um tiro que, na verdade, deveria matar o seu personagem apenas. O trágico acidente ocorreu com características similares ao da morte de um personagem que o seu pai, Bruce Lee, interpretou em 1978, durante as gravações de Jogo da Morte.
-
Bruce Lee era visto com alguém supersticioso e teria previsto a morte de seu filho, antes mesmo dele iniciar a carreira de ator. Também há quem diga que ele previu sua própria morte, ao assinalar que morreria com a metade da idade de seu pai. Ele morreu aos 32, três meses antes do seu pai aos 64. A causa da morte do ator? Um provável edema cerebral. Mas, e se, alguns mafiosos chineses ficaram bravos com o ator por ele expor os “segredos das artes marciais” e resolveram matá-lo? Por aí começam as teorias sobre a morte do ator e da maldição que assombra essa família Lee.
-

Nenhum comentário :

Postar um comentário