19/07/2012

Imprensa do país fala na "melhor seleção de todos os tempos”. Vocês concordam?



O time bicampeão da Eurocopa, com o capitão Casillas e Xavi à frente, dá a volta olímpica no Estádio Olímpico de Kiev, após a conquista (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)
A grande seleção que goleou a Itália ontem por 4 a 0 na final da Eurocopa, em Kiev, na Ucrânica, tornou-se “a maior de todos os tempos” na primeira página de quatro dos jornais da Espanha que circulam hoje, nos comentários de várias mesas-redondas na TV e no rádio, por ter ganho de enfiada a Euro 2008, a Copa do Mundo de 2010 e a Euro 2012.
Realmente a Espanha foi um time quase perfeito — se tivesse um lateral direito ofensivo, chegaria perto –, e, não tenham dúvida, quer manter o título na Copa que se disputará no Brasil.
Melhor de todos os tempos?
Será? Se for para fazer comparações subjetivas, a coisa se complica quando se pensa na qualidade de seleções como a Hungria de 1954, a do Brasil de 1958 e 1970, as da Holanda e da Alemanha em 1974…
Se for na base de títulos vencidos, e o Brasil, que de 1958 a 1970 disputou quatro Copas do Mundo e ganhou três?
Ocorre, porém, que os espanhóis estão comemorando o que chamam de “triplete” — venceram a Eurocopa de 2008, a Copa do Mundo de 2010 e, agora, a Euro 2012, façanha “até hoje nunca vista”.
É verdade. E a comparação com o Brasil não pode ser feita, porque a seleção vencedora na Ucrânia é constituída praticamente pelos mesmos jogadores que venceram em 2008 e 2010, enquanto, por exemplo, os tricampeões de 1970, no México, só mantinham um jogador das vitoriosas Copas de 1958 e 1962: Pelé.
Ou seja, praticamente o mesmo time — com exceções como Piqué e Jordi Alba — levou para casa em três competições consecutivas as duas copas mais importantes do mundo.
Os jogadores e o técnico Vicente del Bosque, exemplarmente modestos, estão comemorando, com justiça, junto a milhões de espanhóis, mas, diferentemente da imprensa, não se proclamaram os melhores da história.
Então fica a pergunta para os leitores: esta seleção de Casillas, Xavi, Iniesta, Sergio Ramos, Busquets e companhia é, mesmo, a melhor de todos os tempos?

Nenhum comentário :

Postar um comentário