04/07/2012

Novo líder da Coreia do Norte dá sinais de abertura


MUNDO
Ventos de mudança
Texto E. Assunção | Foto DR | 04/07/2012 | 11:30
Telemóveis, pizza, hambúrgueres e batatas fritas são autorizados na Coreia do Norte e revelam um progressivo abrandamento da rigidez do regime. Desde que assumiu o poder, há pouco mais de meio ano, Kim Jong-un já deu pequenos sinais de abertura
IMAGEM
Segundo uma pesquisa do jornal britânico «Daily Mail», o líder norte-coreano Kim Jong-un tem vindo a promover uma gradual mitigação das rígidas leis do país. Entre as mudanças, constam medidas que fazem parte de um programa do jovem líder norte-coreano para transformar o país num “paraíso para crianças”. Na cerimónia do 66º aniversário da União das Crianças Coreanas, que recentemente teve lugar em Pyongyang, o jovem líder afirmou diante de uma multidão de 20 mil crianças: “A poderosa e próspera Coreia do futuro, da qual vocês serão os senhores, será um poderoso país onde cada casa estará repleta de risadas e toda a gente viverá em harmonia”.

Em junho passado, a televisão estatal mostrou imagens de Kim Jong-un num parque de diversões a sorrir, enquanto se divertia na montanha-russa, e a visitar restaurantes de fast food, com hambúrgueres e batatas fritas. Este tipo de alimentação, ainda muito recentemente, era proibido na Coreia do Norte, por ser considerado muito ocidental. “Esses estabelecimentos são presentes eternos para o povo, dados pelo grande líder”, explicou o repórter da televisão estatal. Até a proibição das mulheres usarem calças em público foi retirada. Antigamente, qualquer mulher que fosse encontrada de calças estava sujeita a sanções.

Kim Jong-un foi aclamado Líder Supremo, em 28 de dezembro do ano passado, após a morte do seu pai, Kim Jong-il, que era considerado um líder forte, mas frio. Os especialistas explicam a nova postura de Kim Jong-un com a preocupação de recriar a imagem do seu avô, Kim Il-sung, o fundador do país. “Tudo faz parte da criação de uma imagem para transmitir a impressão de uma figura calorosa e paternal, como o seu avô”, explicou o especialista em assuntos da Coreia do Norte, Dong Yong-Sueng, do Instituto de Pesquisa Económica Samsung.

Nenhum comentário :

Postar um comentário